23 de dez de 2012

Pressão dos pneus


dicas calibragem pneu bike, calibrar pneu de bike, ciclismo, mtb
Foto: HarshPatel;Photographer Foter CC BY-NC-ND

Os segredos para uma calibragem perfeita dos pneus


Uma dúvida frequente entre ciclistas e mountain bikers é a pressão correta a usar nos pneus. A pressão correta não é um número fixo, imutável. A calibragem depende muito de alguns fatores que devem ser levados em consideração.
Em geral os pneus de speed são calibrados entre 80 libras psi e 130 libras. Pneus tubulares podem chegar até 160 libras psi.
No caso das mountain bikes, a calibragem pode variar de 30 a 60 libras psi, dependendo de vários fatores. A pressão correta varia muito em função do peso do ciclista, do tipo de pneu, das condições atmosféricas, do piso e do uso que se vai fazer.
O pneu dianteiro pode ser calibrado de 10-20% mais murcho que o traseiro para ajudar a amortecer as imperfeições do terreno e poupar os braços de impactos, especialmente no caso das speed e das mountain bikes sem suspensão dianteira.

Considere na hora de calibrar:

  • Quanto mais leve o ciclista menos pressão é necessária nos pneus
  • Quanto mais liso e perfeito o piso, maior pode ser a calibragem
  • Menos pressão nos pneus significa mais atrito com o chão, portanto maior aderência
  • Maior pressão significa menos contato com o chão, portanto menos aderência, e em contrapartida, maior velocidade
  • Quanto mais fino o pneu, mais pressão ele admite
  • Em terrenos escorregadios (barro, areia, asfalto molhado) um pneu mais murcho terá maior aderência

A calibragem correta para os pneus de sua bike vem da combinação dos fatores acima. O melhor é cada ciclista fazer testes com várias calibragens e ver a que melhor se adapta a seu estilo e à necessidade do momento. Aumente ou diminua a pressão de seu pneu de 5 em 5 libras para ter parâmetros de comparação.

Lembre-se:

Pneus excessivamente murchos são mais propensos a furos e se desgastam mais, e pneus mais cheios transmitem mais impacto ao ciclista, são mais lisos na chuva, mas em contrapartida tornam a bike mais rápida.

Evite encher seu pneu com bombas manuais elas foram criadas para consertos de emergência. O ideal para calibrar é usar bombas de pé, pois o movimento de vaivém das bombas manuais fazem a válvula balançar e com o tempo vai ocasionar o rompimento na junção da válvula com a câmara. Evite calibrar em postos de gasolina, pois o ar comprimido normalmente está contaminado com água e vai diminuir a vida útil da câmara de ar.

Fonte: Bike Magazine 
Ótimas Pedaladas!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos para CICLISMO no site:
Pneu Continental
Câmaras
Bombas de pé
Bomba Innovations Microflate Nano


Nenhum comentário:

Postar um comentário