29 de dez de 2012

Os cuidados com o corpo antes, durante e depois da São Silvestre



São Silvestre
Foto: Divulgação


Caso o corredor apresente sinais de tontura, falta de ar e batimento cardíaco acelerado, ele deve pedir ajuda médica imediatamente sem passar do limite


Neste ano a grande novidade é a largada pela manhã, sem dúvida com mais vantagens do que desvantagens. Por isso, vamos começar pela véspera: é importante evitar fazer exercícios mais intensos, apenas caminhadas será o suficiente. Em relação ao jantar do dia 30 de dezembro, coma carboidratos (massas) e evite as proteínas (carnes, leite e queijos), que são digeridas mais lentamente e não acrescentarão nada nessa véspera da corrida. Também tente dormir no mínimo seis horas antes da prova.

No dia da corrida, procure acordar duas horas antes da competição. O alongamento deve ser feito cerca de 20 minutos depois de acordar. Vista roupas apropriadas, de material leve e que facilitem a sua natural sudorese. O calçado deve ser confortável, com um bom amortecedor e já com certo tempo de uso (não vá estrear tênis na corrida).

O café da manhã, orientado por nutricionista, deve ser leve e consumido uma hora antes da largada. Lembre-se que um copo de água leva quase 30 minutos para sair do estômago. Um alerta: não tome anti-flamatórios ou relaxantes musculares sem ordem médica, eles mascaram lesões ortopédicas agravando as lesões leves. Também não use estimulantes e energéticos que provocam arritmias cardíacas e espasmos de artérias do coração e cerebrais. Na verdade, eles podem causar danos agudos para a saúde e até riscos de vida em pessoas sensíveis e doentes.

Na Avenida Paulista, antes da largada, faça pelo menos 15 minutos de aquecimento sem alongamento, com pequenos trotes apenas. Dada a largada, procure se hidratar com poucos goles de água nos postos de hidratação e siga no ritmo que treinou. Qualquer sintoma de tonturas, palpitações, falhas da pulsação, falta de ar inexplicável, dores no peito e nas costas ou algum sintoma ortopédico, pare e peça ajuda médica imediatamente. Não force nada achando que pode passar mais para frente. Os fantasiados devem estar alertas para sintomas de desidratação aguda pelo tipo de fantasia escolhida. Enfim, desejamos uma São Silvestre gostosa, tranquila e participativa. 
Ótimos Treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
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