9 de jan. de 2013

Atividade física ajuda no combate de depressão e doenças crônicas


 euatleta grupo correndo ao entardecer (Foto: Getty Images)
Foto: Getty Images / Globo.com

Pacientes com sintomas depressivos devem procurar ajuda médica e associar os remédios e a prática de exercícios físicos para recuperação mais rápida


O treinamento físico melhora a depressão em pacientes com doenças crônicas, que, muitas vezes, são acompanhadas por sintomas depressivos. Essa associação aumenta o risco de mortalidade por causa da queda da capacidade física, causada pelo sedentarismo e o agravamento de problemas ortopédicos prévios.

Mesmo os pacientes com sintomas leves ou moderados de depressão, estão associados as restrições de atividades sociais e recreativas do dia a dia. O tratamento habitualmente usa medicamentos, porém sua eficácia está sendo questionada principalmente naquelas pessoas com sintoma depressivo moderado ou intenso.

Pesquisadores de duas Universidades de Atlanta, no estado americano da Geórgia, após uma revisão do que já foi publicado sobre o tema chegaram a uma conclusão interessante. Os exercícios físicos podem melhorar os sintomas depressivos e recuperar a capacidade física e a independência dos pacientes que convivem com as doenças crônicas. Foram mais de 90 estudos envolvendo os mais variados problemas, como doenças cardiovasculares, diabetes, fibromialgia e até câncer.

Os participantes fizeram em media três sessões de treinamento por semana em vários parâmetros de avaliação, como o peso, o percentual de gordura corporal e a falta de ar. A conclusão final dos cientistas foi de que os exercícios físicos são eficientes na complementação do tratamento com medicamentos na depressão associada as doenças crônicas. 
Ótimos Treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos no site para começar a treinar:
Tênis Mizuno BE
Shorts Mizuno
Camiseta Mizuno
Monitor Cardíaco Polar FT2

Nenhum comentário:

Postar um comentário