11 de jan de 2013

Atividade Física, óleo de cártamo e perda de peso


Foto: Planeta Sercontel

O óleo de cártamo é extraído das sementes de uma planta chamada Carthamus tinctorius L., conhecida como açafroa, uma planta rústica e resistente a climas secos, altas temperaturas e ventos fortes.

As sementes dessa planta são ricas em ácido linoleico (ômega 6), que representa aproximadamente 70% de sua composição e ácido oleico (ômega 9), que representa 20% de sua composição. Segundo estudos, o consumo deste óleo ajuda o organismo a “queimar” a gordura acumulada, além de estimular a liberação de substâncias relacionadas à sensação de saciedade, reduzindo o apetite.

O ácido graxo monoinsaturado, ômega 9, presentes no óleo de cártamo podem auxiliar no aumento da produção do hormônio GLP 1 no intestino, que promove a saciedade. Assim o óleo de cártamo é capaz de trazer sensação de saciedade, o que evita a vontade de comer mais do que o necessário, contribuindo para a perda de peso.

Já o ácido linoleico, ômega 6, tem a capacidade de inibir uma enzima chamada lipase lipoproteica, que tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais expressiva a atividade desta enzima, maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas, e consequentemente, o acumulo de gordura aumenta. Bloqueando a ação da lípase lipoproteica, a transferência de gordura para o interior das células também fica inibida, o que obriga o corpo a utilizar a gordura acumulada como fonte de energia durante a atividade física, estimulando a lipólise.

Além disso, por ser um óleo de origem vegetal é riquíssimo em vitamina E, que possui ação antioxidante neutralizando os radicais livres e retardando o envelhecimento precoce da pele.

Um estudo realizado com ratos demonstrou que o óleo de cártamo “potencializa” a ação da serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Portanto, o óleo de cártamo pode atuar como um auxiliar na perda de peso e gordura localizada. Vale destacar que seu consumo deve estar associado com a prática regular e orientada de atividade física.

Para que tenhamos bons resultados na perda de peso, além do consumo de suplementos e atividade física é fundamental adotar uma alimentação saudável e equilibrada que priorize o consumo de cereais integrais, frutas, verduras e legumes – de preferência orgânicos.

Fonte: Thais Souza - Nutricionista da Rede Mundo Verde 
Ótima Alimentação!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos de NUTRIÇÃO em nosso site:
Goma de Carboidrato Honey Stinger Organic Energy Chews
Sache Hammer Nutrition Gel
Pote Labrada Nutrition Power Carb
Waffle de Carboidrato Honey Stinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário