28 de jan. de 2013

Melhores locais para pedalar em São Paulo


Foto: Pedaladas em São Paulo

Neste mês, a cidade de São Paulo completou 459 anos e por isso nós listamos os melhores pontos para pedalar na cidade. Confira:


  • Ciclofaixa

A Ciclofaixa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo e do Banco Bradesco. Interliga os Parques do Povo, Ibirapuera, das Bicicletas, Villa Lobos e também grandes avenidas como a Paulista. São 45 km de ida e volta sinalizados por placas e pintura especial. Seu funcionamento é aos domingo e feriados das 7 às 16hs. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.ciclofaixa.com.br.

  • Ciclovia da Marginal Pinheiros

A ciclovia da Marginal é bem sinalizada e possui pontos de descanso, banheiro, água e seguranças. O acesso pode ser feito pela passarela EMAE ao lado da estação Vila Olímpia do trem. Seu funcionamento é diário, das 6 às 18h15.

  • Cemucam

O Centro Municipal de Campismo da cidade de São Paulo, é um local específico para treinos de Mountain Bike, localizado na Granja Viana, em Cotia. Possui ruas de terra e trilhas fechadas. Seu acesso pode ser feito pela Rodovia Raposo Tavares, km 24,5, sentido São Paulo, na Rua Mesopotâmia.

  • Cidade Universitária da USP

É um ponto de encontro entre os praticantes de speed e corredores de rua. Tem boas condições para os treinos e seu horário de funcionamento é até as 14hs durante os dias da semana. Aos domingos e feriados a prática de treinos é liberada o dia todo. A entrada fica no cruzamento da Rua Alvarenga com a Rua Afrênio Peixoto no Butantã.

  • Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera oferece amplos espaços para ciclismo, caminhada, lazer e quiosque. No entanto, não é recomendado para a prática de ciclismo, pois muitos pedestres, corredores de rua, e animais de estimação circulam intensamente no parque, dificultando o ritmo do ciclista. O acesso pode ser feito pela Av. Ibirapuera, localizada em Moema.

  • Villa Lobos

O Parque Villa Lobos é bem parecido com o Ibirapuera, mas possui uma ciclovia isolada facilitando o treino e diminuindo os riscos de colisões. O acesso pode ser feito na Av. Fonseca Rodrigues, 1655, em Pinheiros.

Outros locais interessantes para pedalar são a Estrada Velha de Santos, a Base Aérea de Cumbica e o Autódromo de Interlados. Aproveite esse feriadão para pedalar em um desses locais, e visitar aqueles que ainda não conhece.

Dicas do especialista

O instrutor técnico de ciclismo, Vinícius Cossani, apaixonado pelo ciclismo desde pequeno, deu algumas dicas sobre como se preparar para os treinos em São Paulo. Listamos todas elas abaixo. Confira:

  • Nunca esqueça dos equipamentos de segurança, como capacete, luva, luz pisca-pisca em locais escuros ou nublados, e óculos de sol.
  • Esteja sempre acompanhado em seus treinos. A cidade de são Paulo oferece muitos riscos de assaltos, por isso é interessante ter companheiros de treino sempre por perto.
  • Quando sair de casa leve sempre dinheiro, celular, água ou bebidas isotônicas, documentos, e comida para não correr o risco de sofrer o "prego de fome".
  • Evite avenidas principais, que oferecem grande risco à sua segurança, como o Pelotão da Marginal. Esse Pelotão é indicado para ciclistas profissionais com muitos anos de experiência. Triatletas não devem se arriscar, pois geralmente sua bike não atende ao desempenho exigido ao treinão de 100 km.
  • Proteja sua pele contra os raios ultra-violeta. Passe filtro solar pelo menos trinta minutos antes de sair para seu treino.
  • Esteja sempre munido de um kit de manutenção, com câmara, espátula para tirar o pneu, e em alguns casos com uma Bomba Air Chuck de CO2 para reencher o pneu.
  • Para vestir, dê preferência às roupas leves, shorts com forro e bretelle (shorts com alça).
  • Após o treino, faça uma massagem nos membros inferiores para relaxar a musculatura.

O instrutor Vinícius pedala de 500 a 600 km semanais pelas ruas de São Paulo e treina seus alunos para a evolução no ciclismo há mais de 5 anos. Entre em contato com ele através do e-mail viniciuscossani34@hotmail.com ou através do Facebook acessando aqui.

Ótimas pedaladas e bons treinos, paulistanos!
Equipe Fast Runner
Texto elaborado pela Equipe Fast Runner

Um comentário:

  1. não gosto muito das ciclovias de SP. Geralmente, elas não levam a nenhum lugar ou então acabam no meio do caminho. Por isso pr pedalar gosto do Ibirapuera (http://www.locamob.com.br/parque-do-ibirapuera-1/details) . Lá tem muita coisa, pena que aos fins de semana fic muito cheio.

    ResponderExcluir