22 de fev de 2013

Sedentarismo: uma epidemia responsável por várias doenças


Foto: Divulgação / Globo


Você sabe que precisa se movimentar, praticar alguma atividade física, perder peso, ou às vezes, as duas coisas juntas. Você tenta, dá inicio a vários projetos, mas, simplesmente, não consegue dar continuidade e não tem sucesso nas tarefas. Muitas pessoas se identificam com a descrição acima. Por quê?

Deixar o sedentarismo de lado e aderir a alguma atividade física está na lista de objetivos de praticamente todas as pessoas que pouco se movimentam. Nem todos têm sucesso. Por quê? “Todos batem nessa tecla hoje, que é preciso praticar exercícios, porém, para alguém que é sedentário, que não tem relação prazerosa com nenhum esporte, o ínicio pode ser desconfortável, e a pessoa tem muita dificuldade de sair de sua zona de conforto. Elas estão insatisfeitas com suas vidas, seus corpos, mas acham que é difícil, ou quase impossível, mudar”, explica Carla Di Pierro, psicóloga e analista do comportamento. Uma abordagem que pode alterar essa situação é tratar o sedentarismo como uma espécie de doença, que precisa de tratamento como outra qualquer. A boa notícia é que há como tratar o problema.

Mais do que modismo atual, e preocupações estéticas à parte, praticar atividade física e perder peso, algo que está bastante relacionado ao sedentarismo, são questões fundamentais para uma boa saúde. Ficar parado adoece, sobrepeso adoece. Dados de pesquisa do IBGE mostram que a obesidade já é epidemia no Brasil. Cerca de 48% das mulheres e 50% dos homens acima de 20 anos no país estão acima do peso. Levantamento de 2008 do Instituto mostrou que apenas 10,2% da população acima de 14 anos pratica alguma atividade física.  

Por isso o melhor momento para começar é agora. Sair do sedentarismo significa uma vida mais saudável, ativa e prazerosa. Saia da zona de conforto, comece já e bons treinos!

Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos no site:
Shorts Mizuno Run Classic 2
Shorts Mizuno Run Crystal Feminino
Tênis Asics Gel Exalt
Meia de Compressão CEP Running

Nenhum comentário:

Postar um comentário