22 de fev de 2013

Tente correr sem olhar o relógio e teste sua sensação de esforço


Foto: Corredor Trainer

Especialista explica como funciona o treinamento de rodagem livre


Você, provavelmente, está acostumado a treinar seguindo um ritmo proposto (10km a 5m30s, por exemplo) ou uma faixa de frequência entre 144 e 156 batimentos cardíacos por minuto. Que tal experimentarmos rodar sem relógio? Isso mesmo, correr só marcando o início e fim do tempo de treinamento.

Normalmente, a segunda-feira é o dia que o nosso treino é um contínuo leve. Logo, podemos fazer uma análise nas quatro segunda-feiras do mês. Ou seja, você deve anotar o tempo total do treino (mesma distância sempre) e se possível monitorar sua frequência cardíaca durante esta atividade, mas sem olhar! Só vale olhar quando acabar!

A ideia do treino é que você sempre corra com uma sensação de esforço proposta. Dessa forma, tem sempre que sair pra correr com uma mesma ideia. Por exemplo, em uma escala de 0 a 10, onde 0 é andando e 10 é sua velocidade máxima, saia para correr com o objetivo de manter uma nota 5 ou 6.

Ao final dos quatro treinos, compare os tempos de cada treino assim como o comportamento da sua frequência (média e máxima). Veja se foram compatíveis com sua sensação de esforço. Você pode experimentar isso em outros treinos, como, por exemplo, testes de 2400m ou 3200m.
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
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