29 de mar. de 2013

A respiração regula o mecanismo do corpo e melhora o desempenho


Ao contrário do que a maioria dos corredores pensa, tentar controlar a respiração durante a atividade física pode prejudicar na performance


A respiração é uma função regulada por um mecanismo extremamente preciso e de característica involuntária, quando se trata de seu ajuste em diferentes situações. Este mecanismo conta com receptores situados nas artérias aorta, carótidas e no próprio sistema nervoso central.

Estes receptores detectam as variações de oxigênio e gás carbônico do sangue e informam ao centro regulador da respiração localizado no cérebro, o qual controla a atividade dos músculos respiratórios, ajustando a respiração conforme a necessidade.

Este mecanismo é muito preciso e involuntário, o que significa que não precisamos pensar para respirar. Em outras palavras, tentar controlar voluntariamente a respiração, por exemplo, durante o exercício é sempre um erro. Quando interferirmos na eficiência deste mecanismo por atitude voluntária, certamente estaremos respirando de forma inadequada.

A maneira “correta” de respirar é não se preocupar em interferir na respiração. Durante uma atividade física, a necessidade de captar oxigênio e eliminar gás carbônico aumenta na razão direta da intensidade do exercício. Automaticamente, o mecanismo regulador ajusta a função respiratória e promove um aumento do fluxo de entrada e saída de ar pelas vias aéreas.

Até um certo fluxo, a respiração pode ser feita pelo nariz, o que certamente permite preservar a importância de filtrar e umidificar o ar inspirado. Entretanto a respiração pelo nariz implica em uma resistência maior a passagem do ar, o que acarreta maior trabalho para os músculos da respiração.

Quando o fluxo respiratório aumenta muito, como ocorre nos exercícios mais intensos, torna-se impossível manter a respiração exclusivamente pelo nariz, e inevitavelmente, passamos a respirar também pela boca. Esta mudança também é feita involuntariamente pelo mesmo mecanismo regulador. Se neste momento tentarmos evitar este ajuste, de novo estaremos introduzindo um fator de erro e prejudicando a eficiência da respiração.
Fonte: Eu Atleta
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos para CORRIDA no site:
Calça Flets Sport Running Soul 2013
Tênis Asics Gel Noosa Fast
Joelheira Nike Open Patella Knee Sleeve
Camiseta Nike Race Day SS

Nenhum comentário:

Postar um comentário