1 de abr. de 2013

Correr na rua ou esteira? Descubra a melhor opção para seu treinamento



Foto: Divulgação


Especialistas apontam as características da corrida nas duas superfícies


Calçar o par de tênis, vestir uma roupa confortável e começar a correr. A atividade é simples e não tem mistério, mas pode ser classificada em duas categorias: interna e externa. Respectivamente, uma é a corrida na esteira e a outra a corrida na rua. Os dois modos podem ser úteis durante os treinamentos, embora tenham finalidades diferentes. A primeira, geralmente, é praticada em casa ou nas academias e costuma ser indicada para os seguintes grupos: iniciantes, pessoas que estão acima do peso ou fazendo tratamento de lesão. O treinamento na rua, por sua vez, é aconselhado quando o objetivo é melhorar o desempenho e se acostumar com o tipo de piso para as provas.

Treino na rua

Mais simples e prático, o treino na rua possibilita uma dinâmica maior da que o corredor encontra na esteira, que tende a ser um tipo de atividade mais monótona. Além disso, o aparelho, que, segundo os treinadores, exerce a função de coadjuvante nos treinamentos, tem uma limitação na inclinação de subidas e decidas.

O fato de o treino na rua ter papel de protagonismo tem uma justificativa. Apesar de algumas esteiras já terem funções que simulem atividades específicas das planilhas, como intervalados, tiros médios, subidas e longos, é ao ar livre onde os corredores treinam de fato para as provas e competições

  • É mais dinâmico e menos monótono
  • Não há limitação de declive, aclive, além de poder ser 100% plana
  • Pode ser praticada em local sem custo
  • Só na rua percebe-se os reflexos de uma prova

Treino na esteira


Assim como o treino na rua, a corrida na esteira também tem suas vantagens, como: amortecimento de impacto, menor chance de acidente, maior comodidade e, caso a atividade seja feita dentro de uma academia, acompanhamento de primeira por parte dos treinadores.

Para corredores atarefados, a esteira pode ser também uma solução, assim como para quem sofre de problemas relacionados a lesões.

  • Amortece o impacto em torno de 10% do peso corporal
  • É mais fácil corrigir a postura e o movimento esportivo
  • O controle da intensidade e frequência cardíaca desejada dica mais fácil
  • Chance mínima de acidente
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos de CORRIDA no site: 

Um comentário: