14 de mar. de 2013

Aplicativos para corrida são aliados na busca pela evolução nos treinos



Foto: IMulher

Através do GPS do celular, os apps mapeiam percursos, registram dados dos treinamentos e permitem compartilhar informações nas redes sociais


As antigas e complexas planilhas feitas à mão após treinamentos ou provas ficaram mesmo para trás. Com a proliferação dos smartphones, foram desenvolvidos aplicativos capazes de registrar várias informações sobre o rendimento do atleta durante uma prática esportiva. Em geral, os apps de corrida utilizam o GPS do celular para mapear percursos realizados e registram dados como distância, duração da atividade, ritmo, velocidade, calorias gastas, rotas e o pace. Eles também permitem que os dados armazenados sejam compartilhados nas redes sociais. Caíram no gosto popular de corredores amadores e já são usados com frequência em diferentes lugares do país como forma de buscar evolução da atividade física e também de estímulo para bons resultados.

O pernambucano Gustavo Herculano é um dos adeptos. O analistas de negócios, que mora em Belo Horizonte, treina na Lagoa da Pampulha e não dispensa o uso do aplicativo para recolher dados das atividades.

- Uso o Sports Tracker, mas também já testei outros aplicativos. Como eu viajo bastante, gosto de marcar os novos percursos para poder guardá-los. Eu faço até um diário com os dados. Comecei a correr há um ano e meio e algumas vezes até me pego com o celular na mão durante a atividade. As pessoas olham e devem achar graça disso - contou Gustavo, de 29 anos.

Rômulo Leonardo segue o exemplo do amigo. Na hora de correr, o celular está sempre com a bateria carregada para marcar os dados.

- Ver a distância é o principal, além de observar o meu desempenho a cada quilômetro e até a altimetria do percurso. Para qualquer corredor, saber a velocidade que você está indo e outros números que envolvem o treino é fundamental.

Um incentivo a mais aos corredores

Tudo está disponível na palma da mão de cada atleta. Com a tecnologia como aliada, fica cada vez mais fácil começar a praticar uma atividade física. O preparador físico Manuel Lago, opinou sobre o tema e destacou:

- Acho uma tentativa válida para ajudar na aderência da pratica da corrida e a controlar seus treinos com mais seguranca e eficiência. Eles fazem a função de banco de dados. Ou seja, guardam seus treinos e enviam relatórios sobre a evolução ou mesmo se diminuiu o ritmo de treinos. Muitos ainda comunicam-se com o atleta, dando aplausos e palavras de incentivo durante o treino, parabenizam pela maior quilometragem alcançada, entre outros - explicou.
Fonte: G1 

Podemos citar entre os aplicativos o Runkeeper, Endomondo, Runstatic, Sports Tracker, Runens e Nike + GPS App

Aproveite as dicas e bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos no site:
Ciclo Computador Garmin Edge 510
Monitor Cardíaco Garmin Forerruner 910 XT GPS
Ciclo Computador Cateye Velo 9
Ciclo Computador Garmin Edge 810 GPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário