25 de mar. de 2013

Pratica triatlhon? Confira as dicas para melhorar sua natação



Foto: Esporte Site

Entenda a importância dos treinos educativos


Que o triatlhon é praticado por muitas pessoas no Brasil não é novidade. As provas estão cada vez mais numerosas, a vontade de quebrar recordes pessoais e vagas para competições como o Ironman faz com que os triatletas - principalmente amadores - aumentem cada vez mais seus volumes de treinos e competições.

David Homsi, especialista em fisioterapia esportiva, conta sua experiência: recentemente, participei de um final de semana de treinamentos de triatlhon com o treinador San Palma. Analisei seu tipo de treino e vi a quantidade de educativos para natação que ele passou em alguns deles.

Indaguei-o pela quantidade de treinos educativos, e a resposta do treinador San foi “isso não é nem 30% de educativos que passo aos meus atletas”. Lembro que, quando eu competia no triatlhon, não fazia mais do que três ou quatro tipos de educativos.

Senti durante o treino a importância dos exercícios corretivos. Em um treino educativo de natação, sentimos músculos não trabalhados durante a prática, temos uma maior “sensibilidade” da água. É algo extremamente importante para ter uma maior puxada e força para se locomover na água, além de sentir o quanto de força você coloca em sua braçada.

Com esses exercícios educativos, conhecemos melhor o meio aquático e a água quando damos a braçada. Com isso, estimulamos a sensibilidade das mãos para obter um melhor desempenho. Fortalecer o grupo muscular chamado “manguito rotador” (estruturas que dão sustentabilidade e estabilidade do ombro) ajudarão e muito a desenvolver sua forma de nadar.

Converse com seu treinador e coloque os exercícios educativos em sua planilha.


Fonte: Globo Esporte 
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Veja alguns produtos para TRIATHLON no site:
Macaquinho Aqua Sphere Speed Suit Ironman Masc
Tênis K-Swiss Kona Flag Brasil Masc
Roupa de Borracha Aqua Sphere WRacer Ironman
Bretelle Mynd Evolution

Um comentário: