9 de abr. de 2013

A importância do exercício físico regular na qualidade de vida


Foto: Divulgação



A prática regular de exercício físico associado à mudança de hábitos, como parar de fumar e reeducação alimentar são intervenções importantes e benéficas para a saúde, promovendo a diminuição na hipertensão arterial, obesidade, controle da glicemia. Estudos demonstram que a prática regular de exercício físico à longo prazo regride a aterosclerose. Estas melhoras são importantes para diminuição desses fatores de risco para o desenvolvimento da doença cardiovascular.

Para o exercício físico ser benéfico é importante ressaltar o tipo e a intensidade. Para adultos saudáveis, idosos saudáveis, portadores de fatores de risco cardiovascular ou cardiopatas estáveis, a intensidade do exercício físico deve ser prescrita entre os limiares ventilatórios obtidos no teste ergoespirométrico ou através da frequência cardíaca máxima obtida no teste ergométrico. Para pessoas que iniciarão um programa de exercício físico regular é recomendada uma intensidade entre 40% e 60% da frequência cardíaca de reserva obtida através da formula de Karvonen, com um aumento gradativo conforme a adaptação do indivíduo.

Exercícios físicos aeróbios, dentre eles a caminhada, corrida e ciclismo, praticados com uma frequência de pelos menos 3 vezes por semana com duração de 40 minutos são recomendados por serem efetivos na melhora cardiovascular. Os exercícios resistidos de baixa a moderada intensidade também são recomendados, promovem melhora na resistência muscular, facilitando a realização das tarefas diárias e oferecendo mais independência, principalmente em indivíduos idosos.

É de grande importância que as recomendações sejam seguidas pelos indivíduos. Entretanto, é importante que haja flexibilidade durante a prescrição e a intensidade do exercício levando em consideração as características físicas, musculares, osteoarticular, psicossomáticas entre outras, para que o exercício seja prazeroso e ao mesmo tempo benéfico para o indivíduo.
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner

Nenhum comentário:

Postar um comentário