3 de abr. de 2013

Os benefícios dos exercícios na água



Foto: Shutterstock


Especialista em hidroterapia apresenta os efeitos dessa atividade no corpo humano


Você deve lembrar que a água é muito mais densa que o ar, cerca de 800 vezes! Ao entrar na água, você começa a sentir o efeito da flutuação, que nada mais é que o resultado da atuação de uma força de baixo para cima decorrente da imersão na água e que é 800 vezes mais intensa do que aquela que ocorre quando você está fora da água, no bom e sólido solo. Esta força chama-se empuxo e quase anula a atuação da força da gravidade. O que ocorre? Você se sente quase um astronauta no espaço sideral, solto e sem rédeas neste novo meio ambiente – a água. Não é à toa que os astronautas treinam em um gigantesco e profundo tanque por horas a fio (com garrafa de oxigênio, claro) como se adaptar ao futuro ambiente sem força da gravidade no qual viverão por dias ou semanas.

A primeira sensação peculiar é que você mal toca o fundo e sente como se uma mão invisível estivesse sustentando, ou seja, as articulações dos quadris, joelhos, tornozelos e do interior dos pés, sem falar da sempre sacrificada coluna vertebral, sofrem mínimos impactos. Ao mesmo tempo, você não está mais solidamente ancorado com os pés no chão, porém desequilibrado e oscilando suavemente ao sabor do movimento da água. A água nunca está completamente parada. O tempo todo, mesmo sem sentir, você precisa estar se reequilibrando, dando o trabalho aos neurônios de, a cada momento, terem que definir novos comandos aos músculos, tensionando uns e relaxando outros e alterando esta situação segundo após segundo. Por causa disto você já se sente cansado, física e mentalmente, após ficar um tempo em pé apenas parado na água, mesmo sem aparentemente ter feito nada.

Por ser bem mais densa que o ar, quando você se desloca através da água enfrenta uma resistência maior, seja se impulsionando na horizontal (nadando), seja se exercitando na vertical (caminhada na água ou hidroginástica e todos os exercícios assemelhados).

Não é a toa que o polo aquático, realizado em água profunda (acima de 1,80m), combinando natação e deslocamentos verticais sem tocar o fundo, é um dos esportes mais extenuantes.
Boas braçadas!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos para NATAÇÃO no site:
Óculos de Natação Aqua Sphere Kaiman Lady
Maiô Speedo Princess
Bermuda Natação Aqua Sphere Energize
Nadadeira Aqua Sphere Zipp II

Nenhum comentário:

Postar um comentário