6 de abr. de 2013

Prefira alimentos que te dão energia para as provas de corrida



Foto: Divulgação

Alimentação adequada garante um bom desempenho em provas de longa duração


Para correr com disposição, é indispensável que a alimentação seja feita de acordo com a maior necessidade de energia do corpo diante do esforço. Quando o organismo dispõe dos nutrientes necessários para manter seu bom funcionamento, o desempenho durante a corrida aumenta expressivamente.

Mantenha uma rotina alimentar
O mais importante é não mudar os hábitos alimentares no dia da prova. Mantenha a sua dieta como estava nos últimos dias. Tenha cuidado, principalmente, com o café da manhã.

Carboidratos te dão pique
Segundo a nutricionista Flávia Morais, a maioria dos esportistas deve manter o foco da alimentação nos carboidratos. "Entre as diversas funções desses nutrientes, a que merece destaque para os desportistas é a produção de ATP (trifosfato de adenosina), considerada a moeda de energia do organismo".

Além disso, os carboidratos mantêm os níveis de glicogênio adequados. Esta substância, que é armazenada no fígado e nos músculos, é uma importante fonte de energia. Durante o exercício físico, as reservas de glicogênio são queimadas, e, caso elas não estejam disponíveis, o desempenho durante a corrida diminui e pode haver prejuízos à saúde do atleta.

Inclua no seu cardápio: frutas frescas, batata, batata-doce, mandioca, inhame, arroz integral, macarrão integral, granola, mel, geléias de frutas, aveia e legumes.  

No dia da prova
Para consumo antes de provas de longa distância (10 quilômetros ou mais), opte por carboidratos de baixo a moderado índice glicêmico, ou seja, aqueles que exigem menor liberação de insulina para ser metabolizados. "Eles são levados lentamente para a corrente sanguínea, fornecendo energia de forma constante", explica a nutricionista Flávia Morais.

Exemplos de alimentos com índice glicêmico baixo: laranja, feijão, lentilha, amendoim, nozes, macarrão integral, farinha de aveia, milho, inhame e batata doce. 

Teste a alimentação
Toda estratégia de alimentação deve ser testada nos treinos que antecedem a prova principal. Desse modo, o atleta saberá como o seu organismo reage aos alimentos ingeridos e se o desempenho esportivo está adequado.  

A forma mais prática de repor o carboidrato durante as provas é tomando líquidos que tenham carboidratos em sua composição, como os isotônicos. Essas bebidas devem ser levadas em garrafas térmicas próprias para a prática da corrida. "Também existem suplementos de carboidratos de alto índice glicêmico na forma de gel, para serem consumidos de forma rápida durante o treino", lembra a nutricionista.  

O que comer após a corrida
Na hora de comer, é importante repor os estoques de glicogênio muscular, ou seja, comer alimentos que fornecem glicose. Para isso, opções com alto índice glicêmico são as melhores. A nutricionista Flávia dá a dica: "Uma boa pedida é incluir na refeição pós-treino salada de frutas com mel orgânico, para auxiliar nessa reposição do glicogênio muscular". Também não é recomendado comer doces após a prova. É comum ter a vontade de devorar um doce imediatamente após a corrida, mas prefira comer alimentos realmente nutritivos e com menor quantidade de gorduras e calorias. 
Fonte: Minha Vida 
Bons treinos e boa alimentação!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner


Nenhum comentário:

Postar um comentário