10 de mai. de 2013

Gosta de correr, mas está acima do peso? Cuidado para não se lesionar



Foto: Getty Images


Pessoas com sobrepeso precisam se exercitar, mas antes é necessário buscar auxílio profissional para não sofrer com os problemas de saúde


Você gosta de correr para manter a forma? Se a resposta é sim, então, é importante tomar alguns cuidados para não se lesionar. A corrida é uma das modalidades mais democráticas que existe e muitas pessoas vem aderindo a esse esporte, inclusive aqueles que não tem esse perfil e estão um pouco acima do peso. Caso do porteiro e jardineiro Geraldo dos Santos, de 42 anos, que mesmo ostentando uma "barriguinha" não dispensa uma corrida durante a semana.

- Sempre gostei de ver a São Silvestre, me apaixonei por corrida e comecei. A minha primeira prova foi a meia maratona, que terminei fazendo 1h45m. Mesmo um pouco barrigudo, eu estou sempre treinando. Nunca tive uma lesão grave, só senti a panturrilha mesmo. Quem não treina, fica para trás - afirmou Geraldo, que corre há 20 anos e já disputou mais de 50 provas.

O ortopedista Roberto Nahon explicou que um indivíduo com sobrepeso precisa tomar cuidado para não lesionar as articulações e gerar mais risco ao sistema cardiovascular.

- O sobrepeso é ruim para algumas atividades e pode causar lesões no joelho, tornozelo e quadril. Mas existem outros riscos: alguém com sobrepeso tem mais chance de ter hipertensão e quem tem hipertensão e faz corrida intensa ou musculação pesada pode correr ainda mais risco - disse.

O médico ressaltou que toda pessoa deve fazer atividade física, principalmente quem está acima do peso. Mas, para isso, deve procurar auxílio de profissionais da área da saúde.

- Pessoas com peso acima da média podem fazer corrida e caminhada em velocidade, mas não devem começar a fazer exercício sem nenhuma orientação e de uma hora para outra resolver correr uma maratona - encerrou Roberto.
Fonte: Globo Esporte 
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos em nosso site:
Tenis Asics Gel Noosa Tri 8
Bermuda Asics Noosa Tri
Garrafa Camelbak Pdium Chill 610Ml
Fone De Ouvido H2O Flex All Sports

Um comentário: