11 de jul. de 2013

Alimentos termogênicos carregam polêmica, mas dão disposição extra


Foto: Divulgação/ Dicas Dieta

Apesar da fama de que emagrecem mais, gengibre, pimenta, café e guaraná em pó são apenas coadjuvantes no quesito perda calórica, diz nutricionista


Os alimentos termogênicos, como gengibre, pimenta, café e chá verde, por exemplo, podem servir para dar mais disposição aos corredores, mas carregam consigo uma polêmica. É fato que eles aceleram o metabolismo do corpo humano e dão um gás extra para o atleta na hora da corrida. Só que, ao mesmo tempo, eles carregam a fama de que ajudam a perder peso por si só. Segundo a nutricionista Cristiane Perroni, a questão do emagrecimento não chega a ser exatamente uma verdade completa, já que a queima de calorias com a ingestão desse tipo de comida é apenas 5% superior ao gasto metabólico normal.

- O efeito termogênico para perda de peso não é comprovado, porque o percentual é muito pequeno. A proteína, por exemplo, é melhor, porque contribui em 15%. A contribuição para a perda de peso é tão pequena, que o que é perdido pode ser reposto com a ingestão de uma barra de cereal ou banana - revela.

Gasto calórico

Uma mulher jovem, de idade entre 20 a 30 anos, gasta em média 1600 kcal por dia para realizar as atividades vitais do corpo, afirma a nutricionista. Esse valor não inclui nenhum tipo de atividade, seja ela tarefa doméstica, função do trabalho ou algum exercício físico. Entre os homens da mesma faixa etária, este número é de 1.800 a 2.000 kcal.

Com a ingestão dos alimentos com efeitos termogênicos, a média básica de gasto calórico de uma mulher adulta aumentaria em 80 kcal, número pouco significativo para quem pretende fazer uma dieta. Uma corrida de uma hora, por sua vez, pode queimar 600 kcal. A indicação clássica, portanto, é gastar mais calorias do que ingerir.

- Esse tipo de alimento é um coadjuvante para quem está de dieta ou pratica atividade física. Sozinho, eles não têm uma participação tão alta - acrescenta.

Mas os termogênicos também podem ajudar a perder peso de uma outra forma. Para isso, algum suor terá que ser gasto. A ingestão de duas xícaras diárias de café acelera o metabolismo e serve como estimulante, dando mais gás para a realização da atividade física.

Alimentos termogênicos

- Pimenta vermelha (Capsaicinas)
3 a 4g por dia em temperos em pratos quentes e saladas. Estimulante, aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e a motilidade intestinal. Alguns estudos mostram redução na ingestão alimentar e aumento do gasto energético após as refeições que contenham pimenta.

- Chá verde (Camellia Sinensis)
Rico em catequinas. Não existe consenso quanto à dose. Sugere-se o consumo de 4 a 6 xícaras de chá verde ao dia. Preparo : 1 litro de água com 4 colheres de sopa de erva fresca ou 2 colheres de erva seca. Consumir entre as refeições para não interferir na absorção de outros nutrientes.

- Guaraná em pó
4 gramas por dia. Efeito estimulante, melhora a atenção e o rendimento na prática da atividade física.

- Cafeína
Nas doses adequadas, melhora a performance, o rendimento e o desempenho cognitivo, aumentando a agilidade e a atenção, além de reduzir a fadiga.

Melhora De desempenho

A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva mostrou sobre a cafeína e desempenho:

1. Melhora a performance esportiva em atletas treinados, quando consumida em porções pequenas e moderadas 3 a 6 mg/ Kg de peso (Ex. Homem 80 kg – 240 mg).

Café fervido : 60 ml = 40 mg cafeína
Café instantâneo : 60ml = 44 mg cafeína
Café expresso : 60 ml = 40 a 79 mg cafeína

2. Cafeína exerce maior efeito para retardar a fadiga quando consumida em tablete/cápsula do que na forma de café.

3. Superdosagens de cafeína podem causar palpitações, insônia, ansiedade, náusea e irritabilidade. Não é recomendada para quem tem problemas gástricos, cardiopatias e hipertensão, gestantes e crianças.

Não existe milagre para perda ou manutenção de peso e melhora da performance. É fundamental um plano alimentar (dieta colorida e variada) e a prática regular da atividade física, associando a ingestão diária dos alimentos termogênicos ao cardápio.

* Antes de qualquer mudança em sua alimentação, consulte um nutricionista.


Fonte: Globo Esporte 
Boa alimentação e excelentes treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner

Um comentário: