10 de jul. de 2013

Natação: respirando corretamente


Foto: Divulgação/ America Radical

A especialista em treinamento, Valéria A. I. de Souza, dá dicas de como respirar corretamente na natação


Quando você aprende a nadar, uma das maiores dificuldades é a respiração. A partir do momento em que você melhora a técnica, a respiração se torna mecânica e fácil de ser realizada, além de aumentar o rendimento do nadador (se for feita de maneira correta). Uma das dúvidas é se devemos respirar pela boca ou pelo nariz e quando devemos inspirar e expirar.

Na natação, você pode usar tanto a boca quanto o nariz. Normalmente se torna mais fácil respirar pela boca, inspirando pela boca e expirando pela boca e pelo nariz, pois as resistências aéreas são menores, mas você deve respirar como for mais cômodo, podendo usar a boca e o nariz juntos. Você irá puxar o ar quando a boca estiver fora da água e expulsá-lo quando ela estiver dentro da mesma.

Veja como deve ser a respiração em cada estilo

Crawl
No crawl a cabeça começa a girar (ficando paralela à água) quando o braço contrário ao lado que você vai respirar estiver entrando na água. Há bastante tempo para respirar, até que o braço do lado que você está respirando entre na água. Aí então se inicia a expiração. Você pode respirar a cada duas, três ou mais braçadas.

Costas
Você pode respirar quando quiser e como quiser, mas aí vai uma sugestão: puxe o ar quando o braço direito estiver no ponto mais alto da braçada e solte-o quando o braço esquerdo passar pelo mesmo lugar.

Peito
Levante a cabeça no começo da braçada, puxe o ar até que os braços estendam-se à frente e voltem à posição dentro da água. Respire uma vez a cada braçada.

Borboleta
Respirar é mais fácil do que aprender o estilo borboleta, propriamente dito. A cabeça sai da água no mesmo momento em que os braços se encontram na metade da tração. Isto dará bastante tempo para inspirar até que a cabeça volte a entrar na água. O mais comum é respirar uma vez a cada braçada, mas dá para respirar a cada duas ou mais braçadas.
Boas braçadas!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Siga a Fast Runner também no Instagram: @lojasfastrunner. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário