15 de jul. de 2013

Triathlon Check-List

Foto: Divulgação

É preciso determinação, treinamento e tempo para se preparar adequadamente para um triathlon. Mas uma preparação adequada nos dias e horas que antecedem a prova é fundamental para o sucesso. Segue algumas dicas de preparação para que você tenha uma ótima experiência em seus triathlons.

Dicas Pré-Prova

- Certifique-se a sua bike está em ordem. Se necessário leve a uma bicicletaria para uma revisão. Considere trocar as câmaras dos pneus, se fizer muito tempo que você estiver usando as mesmas.
- Nomeie todo o seu equipamento com um marcador permanente. Escreva seu nome e número de telefone no interior de seus tênis de corrida e ciclismo, na parte de dentro de sua roupa de borracha, dentro de seu capacete, etc.
- Faça uma check list de tudo que for necessário para a prova, esse check list consiste em uma lista nomeando todos os item que você vai precisar para sua prova desde bicicleta até a quantidade de géis de carboidratos.
- Dois à três dias antes da prova, tente obter boas noite de sono, pois é quando você é mais provável de ter um sono de qualidade.
- Evite o uso de qualquer equipamento novo em uma corrida. Em particular os pedais clip-on, com as sapatilhas de ciclismo sendo usadas pela primeira vez no dia da prova você é mais propensos a cair.
- Certifique-se de que você saiba o regulamento e a programação da prova.
- Estude o percurso para que você saiba o que esperar pela frente. Onde estão as curvas, subidas ou descidas? Quantas estações de hidratação? Assim você pode programar melhor sua estratégia.

A noite anterior

Organize o seu equipamento: Coloque tudo em cima da cama ou mesa e repasse sua check list. Em seguida, separe itens relacionados por natação, bicicleta, corrida e itens especiais, coloque tudo em um mesmo local para que nada fique para traz. Leve somente o necessário.
Última refeição: Coma normalmente, não tente experimentar coisas novas, coma os alimentos de costume. Tente ter uma alimentação balanceada com um pouco de proteína (frango, peixe, peru), um pouco de gordura saudável (abacate, nozes, azeitonas) e uma grande quantidade de carboidratos (frutas, vegetais, grãos integrais, feijões). Dica: É melhor iniciar essa alimentação pré-prova por volta de 3 dias antes do evento.
A última noite: Vá para a cama cedo. Se você está nervoso sobre acordar de manhã, coloque vários alarmes (despertador, relógio, telefone celular, chamada de despertar) para que possa ter uma noite de sono mais tranquila e relaxada possível.

Pela manhã

Alimentação: Coma alguma coisa, pois motor com o tanque vazio não funciona. Tal como a refeição da noite anterior, coma os alimentos de costume, e tome seu café pelo menos 2 horas antes da largada para que o alimento possa ser digerido.
Chegada a prova: Chegue cerca de uma a duas hora antes da prova, lembre-se que muitas pessoas estarão indo para o mesmo local e estacionar seu carro pode tomar muito de seu tempo. Quanto mais cedo você chegar mais tempo terá para prepara-se e além disso, pode ser divertido conversar com outros atletas, te ajudando a relaxar e passar um pouco da tensão pré-prova.
Entrada na transição: Leve o seu número com você para que o staff da organização possa marcá-lo em seu corpo. Coloque o chip de cronometragem fornecido pela organização em sua perna esquerda, pois na perna direita pode vir a enroscar com as engrenagens da bicicleta. Certifique-se de que você saiba a que horas a área de transição fechará. Você quer ter todo os seus equipamentos em mãos para poder organiza-los dentro do tempo permitido.

Área de transição

Familiarize-se com a área de transição, e não esqueça de organizar seu equipamento de forma eficiente. Isso garantira uma transição rápida da natação para bicicleta (T1) e da bicicleta para a corrida (T2).
Sua localização: Memorize o seu local na transição caminhe algumas vezes da entra até seu ponto. Tome nota de algum ponto de referência para ajudar a encontrar a sua bicicleta. Se possível faça o seu ponto na transição distintivo visualmente com a ajuda de um balão, bandeira, canga, algo bem visível e fácil de encontrar.
Configurando a bicicleta: Verifique se a pressão dos pneus está correta. Se estiver usando um cateye (velocímetro) não esqueça de zerá-lo e lembre-se de deixar sua bicicleta em uma marcha de baixa velocidade para que na hora de começar a pedalar seja mais fácil.
Organize seu equipamento: Coloque o seu capacete com tiras para fora e de cabeça para baixo nas barras aerodinâmicas, deixe seus óculos de sol dentro do capacete com as hastes abertas para que você possa colocar os óculos primeiro, depois o capacete.
Certifique-se de que suas caraminholas estejam cheias de água ou isotônico de sua preferência. Se for necessária a utilização de gel de carboidrato prenda-os no quadro da bike com pequenos pedaços de fita adesiva, assim você evita perder tempo na transição e ao mesmo tempo fica de fácil acesso para a ingestão.
Deixe seu tênis pronto para a T2, juntamente com um boné ou viseira se for algo de sua preferência. A melhor maneira para ajustar seu tênis é usando um cadarço próprio para triathlon que é feito de elástico com um fecho especial para que possa apertá-lo mais rapidamente.
Dica: Use um cinto de corrida, que é um cinto elástico com um fecho para prender o número de competição. É rápido de colocar facilitando sua transição, use-o de modo que o número seja visível na parte da frente.

Na transição o espaço é sempre limitado, portanto traga apenas o que for necessário. Se o tempo for questionável, cubra seus equipamentos com uma sacola plástica. Após tudo pronto, faça um ultimo check-up para ter certeza que tudo esta em seu devido lugar. Realize seu aquecimento de rotina e caminhe para a largada com a certeza que terá uma ótima prova. A força da mente é muito poderosa, portanto pensamento sempre positivo e seus objetivos sempre serão alcançados.

Texto produzido por Thiago Bianchini, triatleta patrocinado pela Fast Runner, apaixonado pelo esporte.
por Fast Runner
Confira alguns produtos em nosso site:
Bike Wilier Izoard Xp 2013
Roupa De Borracha Aqua Sphere Racer 2012
Tenis Asics Gel Noosa Tri 
Sapatilha SIDI Wire Carbon 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário