2 de ago. de 2013

Iniciante, confira os melhores lugares para pedalar em SP

Foto: Estrada Velha de Santos - Marcel Vincenti/UOL

O triathleta Thiago Bianchini dá dicas aos iniciantes sobre os melhores lugares para pedalar em São Paulo com segurança


Muitas pessoas com quem eu converso e tem o interesse em começar a praticar o triathlon sempre me abordam com o mesmo discurso, “eu já corro a 'X' anos ou meses e também pratico natação na minha academia, mas o que me impede de fazer meu primeiro triathlon é que não sei onde posso treinar ciclismo com segurança em São Paulo”

Os iniciantes do triathlon já tem muito com o que se preocupar como, qual melhor tipo de treinamento, usar ou não suplemento, fazer um planejamento de provas e muitas outras coisas. Todas essas dúvidas vão sendo respondidas com o tempo.

Por isso vou citar três dos lugar mais seguros para os iniciantes, onde eles possam adquirir experiência no pedal e também interagir com triathletas mais experientes. 

USP – É um dos pouco locais em São Paulo onde se pode considerar seguro para pedalar tanto em relação a acidentes como a roubos e furtos.  Na USP existem diversos percursos variados em distância e dificuldade, você pode pedalar no plano ou encarar subidas, pode fazer voltas mais longas de ate 10km ou voltas curtas de até 500m. 
É um ótimo lugar para iniciantes devido ao baixo tráfego de veículos, podendo assim ficar mais focado em aprender a dominar sua bicicleta antes de se arriscar em estradas onde temos menos controle sobre os veículos. Outro ponto positivo é a presença de diversas assessorias esportivas onde os novatos podem obter orientações profissionais.
Os dias de maior utilização dos ciclistas e triathletas são estes: terça-feira, quinta-feira e sábados a partir das 5h00 da manhã.

Ciclovia Rio Pinheiros – A ciclovia está localizada na margem do Rio Pinheiros entre o rio e a linha de trem da CPTM. Com uma extensão de aproximadamente 21.5km, é uma ótima opção para prática de ciclismo devido seu isolamento dos veículos e pedestres.
A única restrição da ciclovia é o horário de funcionamento, devido a ausência de iluminação, a mesma abre as 5h30 e fecha às 18h30 sendo esse horário estendido até às 19h15. Os ciclistas devem ficar atentos com as proximidades e o contato com animais silvestres, como capivaras, frequentes no local.
Por ser plana, bem sinalizada e isolada é perfeita para as primeiras pedaladas de qualquer ciclista ou triathleta.

Estrada Velha de Santos – Localizada em Rio Grande da Serra, a Rodovia Caminho do Mar à antiga estrada da Serra de Santos, conhecida entre os triathletas e ciclistas da região como “Estrada Velha” é um local perfeito para treinos de triathlon, ciclismo e corrida de rua
Há anos vem sendo utilizada por triathletas e assessorias esportivas, predominantemente aos sábados e domingos como local preferido de treinamento devido a proximidade com a capital e região metropolitana, e também pelo contato com a natureza.
O acesso é feito pela Rodovia Anchieta cerca de 30 à 40 minutos de São Paulo, às margens da Represa Billings. A “Estrada Velha” tem um bom asfalto e tráfego baixo de veículos, criando condições seguras para os iniciantes terem uma vivência do ciclismo de estrada.

Espero encontrar com vocês pelas “estradas” de São Paulo e passar um pouco do que aprendi durante os anos de triathlon para qualquer iniciante ou apaixonado pelo esporte de endurance. Bons treinos, boas braçadas, pedaladas e muitos km pela frente!
--
Thiago Bianchini é triathleta, patrocinado pela Fast Runner e apaixonado pelo esporte.
-- Por Fast Runner
Confira alguns produtos em nosso site:

Bermuda Flets Sport Brazilian 2013Jaqueta Castelli Trasparente Due WindLuva Castelli S Rosso Corsa 2013


Gostou? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário