22 de ago de 2013

Suco de beterraba e ganho em performance. Mito ou realidade?

O  triathleta Thiago Bianchini fala sobre a relação entre o suco de beterraba e o ganho de desempenho nos treinos


A teoria de que suco de beterraba pode melhora o desempenho atlético é complexa e recente porém muito interessante. No meio cientifico já algum tempo tem como conhecimento que o óxido nítrico no sangue está envolvido na maneira como que os músculos produzem energia. Quanto maior a concentração de óxido nítrico no sangue durante o exercício, menor quantidade de oxigênio necessário para produzir energia. Criando assim uma espécie de "economia de combustível", o que pode levar à uma melhorar em rendimento do atleta.

A beterraba é rica em nitrato de sódio, e por esse motivo que ela entra em cena. Das fontes de alimentos naturais de nitrato, beterraba é um dos alimentos com maior concentração e um dos mais palatáveis nas quantidades necessárias para aumentar significativamente os níveis de nitrato no sangue. Daí o uso do suco de beterraba, como forma de estimular com segurança o aumento dos níveis de nitrito no sangue vem se popularizando entre atletas de elite e os amadores também.

Entre 2009 e 2011, foram publicados os primeiros estudos nesse tópico, e mostram que a suplementação de nitrato (a partir de suco de beterraba) aumentou o tempo como que algumas pessoas poderiam pedalar e correr a uma intensidade constante sem ter que parar.

Há indícios de que atletas amadores teriam benefícios em performance  de ate 16% a partir de uma única dose de suco de beterraba cerca de 2-3 horas antes do exercício. Em contra partida atletas de elite ou mesmo amadores de alto rendimento, é mais provável que necessitem ingerir o suco de beterraba por vários dias seguidos para obter um aumento significativo nos níveis de nitrito no sangue e, consequentemente, um ganho significativo em desempenho.

Há três semanas venho fazendo o uso de suco de beterraba em minha alimentação diária pós treinos. Ainda não posso dizer se minha performance melhorou, porém já sinto uma disposição maior e mais energia para começar meu treinos. Lembrando que é sempre aconselhável consultar um nutricionista antes de iniciar “experimentos” por conta própria.

Segue abaixo minha receita preferida de suco de beterraba*:
  • ½ Beterraba pequena descascada
  • 1 Scoop de Whey Protein sabor Vanilla
  • 1 Banana prata ou Banana maça
  • 300ml de agua
  • Bater tudo no liquidificador
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Thiago Bianchini, triathleta patrocinado pela Fast Runner, apaixonado pelo esporte.
* Antes de modificar quaisquer hábitos na sua alimentaçao, consulte um nutricionista.
Por Fast Runner
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