23 de ago. de 2013

Veja como se hidratar em uma maratona

Foto: Shutterstock

Em maratonas, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, pois o corpo é submetido a um esforço intenso por tempo prolongado


Por mais que o corredor não sinta vontade, é necessário se hidratar constantemente. Em maratonas, então, o cuidado deve ser redobrado, pois o corpo é submetido a um esforço intenso por tempo prolongado, o que faz com que a perda de líquido e sais minerais seja maior.

Feita da forma correta, a hidratação mantém o equilíbrio hídrico e a temperatura do corpo, além atuar no controle de eletrólitos, como o sódio e o potássio. "Uma hidratação inadequada promoverá o aparecimento de um quadro de desidratação, podendo provocar alterações cardiovasculares e desequilíbrio hidroeletrolítico", afirma Denise Entrudo, especialista em nutrição esportiva.

A hidratação adequada deve começar antes mesmo da prova. O American College of Sports Medice recomenda a ingestão de cerca de 500 ml de líquidos nas duas horas que antecedem o exercício para que haja tempo suficiente para a eliminação da água ingerida em excesso.

Durante a corrida, a ingestão de líquidos deve ser iniciada logo e em intervalos regulares de 15 minutos, com o objetivo de repor as perdas decorrentes do suor. E o ideal é que a temperatura do líquido seja menor que a ambiente, em torno de 15 a 22ºC.

Por se tratar de uma prova com duração maior do que duas horas, Denise recomenda a adição de quantidades adequadas de carboidratos e eletrólitos, que não prejudicam a distribuição de água pelo organismo e melhoram o desempenho. "Porém, essa adição deverá ser calculada cuidadosamente por um profissional adequado", ressalta.

Assim como o corredor deve ter cuidado para que não falte líquido no organismo, também precisa estar atento para não exagerar. Isso porque o excesso de água faz com que a concentração de sódio no sangue baixe, podendo causar um distúrbio hidroeletrolítico (hiponatremia) ou mesmo aumentar o peso corporal do atleta ao final do percurso da maratona.
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner

Siga a Fast Runner também no Instagram: @lojasfastrunner ou clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário