23 de ago de 2013

Troque o asfalto pela areia e potencialize os treinos

Foto: Getty Images

Durante os dias livres, nada melhor do que aproveitar a praia para relaxar com amigos e família. Mas se não está nos seus planos deixar a corrida de lado, a boa notícia é que correr na areia pode dar um gás extra nos treinos e potencializar os ganhos com performance e condicionamento físico.

Nelson Evêncio, pós-graduado em Treinamento Desportivo, explica que há muitos benefícios na prática e que trocar o terreno pode ser bastante produtivo. "O impacto na areia é muito menor do que no asfalto. Além disso, o corredor adquire mais força e propriocepção (percepção do corpo no espaço)", explica.

O profissional afirma também que alguns cuidados devem ser tomados para garantir que nada saia errado, garantindo ao corredor tirar o máximo de proveito da atividade. "O mais importante antes de começar a corrida na areia é dar ênfase ao aquecimento articular, principalmente de tornozelos, joelhos e quadris", recomenda.

Esse preparo ajuda a evitar lesões comuns, como entorse de tornozelos e joelhos e a inflamação na banda iliotibial (parte lateral do joelho). Por isso as regiões devem estar bem aquecidas para potencializar o fortalecimento dos músculos envolvidos. Outra recomendação é usar tênis próprios para corrida, não abusar e fazer pequenas trocas, evitando correr na areia fofa todos os dias e intercalando com terrenos mais firmes.

Evêncio também garante que a potência dos treinos na areia é inquestionável. Em grau de comparação, o corredor quase dobra o esforço quando opta por esse terreno. No que diz respeito à força e ao condicionamento, a corrida no asfalto aparece em segundo lugar e a esteira, em terceiro.

Com a musculatura bem preparada, um bom condicionamento físico, evitando areia muito fofa ou com muita inclinação - e sem esquecer jamais do protetor solar e da ingestão de líquidos, seu treinos estarão ainda mais completos na praia.
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner

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