25 de set. de 2013

Aquecimento antes da Maratona: veja melhor maneira de começar a prova

Foto: Shutterstock



Prática aplicada de forma correta é necessária para manter o ritmo da prova e não esgotar todas as energias antes de chegar até a linha de chegada


Aquecer é importante em qualquer corrida. E o propósito do aquecimento é preparar o seu corpo para o ritmo de prova. Entretanto, existe um aspecto de análise mais cuidadosa. Um dos desafios da Maratona é cruzar a linha de chegada antes de esgotar as reservas de energia. O ponto-chave é encontrar a menor quantidade de aquecimento necessária para preparar o seu corpo para lidar com o ritmo de prova o quanto antes. Salvando uma energia preciosa para os quilômetros mais adiante.

Na prática

O aquecimento ideal para a Maratona depende do nível do corredor. Para iniciantes e aqueles com objetivo de chegar ao fim, não é necessário aquecer antes. Eles podem fazê-lo nos primeiros quilômetros da prova. E para os que levam mais a sério, que buscam algum tempo específico, uma boa sugestão seriam duas corridas de aproximadamente 5 minutos, com 3 ou 4 minutos de intervalo caminhando ou fazendo um alongamento bem de leve (para os que se sentem bem com isso).

Detalhes

É importante que o seu aquecimento comece por volta de 30 minutos antes da corrida. Faça a primeira perna de 5 minutos de maneira bem tranquila e chegue próximo do seu ritmo de prova no final da segunda perna. É isso, tente acabar o seu aquecimento e se posicionar na largada com aproximadamente 10 ou 15 minutos para a corrida começar. Tenha o cuidado de não começar a aquecer muito antes da prova começar, pois isso pode fazer com que você gaste energia demais para benefício de menos.

Observação

A grande maioria dos profissionais não aquece mais do que 10 minutos de uma corrida leve com uma ou outra aceleração. Isso já é o suficiente para que esses corredores consigam colocar um ritmo de 3'/km já no primeiro quilômetro.
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner


Siga a Fast Runner também no Instagram: @lojasfastrunner ou clique aqui.

Um comentário: