10 de set de 2013

Fascite plantar ou tensão muscular? Aprenda a identificar e tratar dor no pé


Foto: Shutterstock

Raquel Castanharo, fisioterapeuta e mestra em biomecânica da corrida, afirma que o diagnóstico médico é fundamental antes da aplicação de qualquer solução


Já vi vários casos de corredores com dor na sola do pé que, conversando com colegas de treino, começaram a colocar gelo na região por suspeita de uma fascite plantar. Mas em todos os casos, a patologia não era realmente fascite e o gelo na verdade estava piorando o problema. Nem toda dor na sola do pé é fascite plantar e o diagnóstico médico é fundamental antes da aplicação de qualquer medida.

A fascite plantar gera inflamação e dor em uma estrutura que recobre os músculos da sola do pé. O tratamento para ela envolve medidas anti-inflamatórias, como o gelo e correção do padrão de corrida para diminuir a sobrecarga no pé. Porém, um problema mais simples, que também causa dor na sola do pé, atinge e confunde os corredores: a tensão muscular.

O músculo fica dolorido quando se encontra em um estado de contração exagerada por um período longo de tempo. Você com certeza já experimentou essa sensação na região dos ombros e das costas quando, após um longo dia de trabalho, elas ficam tensas e começam a doer. No pé, acontece a mesma coisa: se um músculo da sua sola fica muito tenso, ele vai gerar dor. O gelo, neste caso, não é a melhor solução.

Essa dor causada por tensão muscular é, em geral, na região central da sola do pé (a dor na fascite plantar é mais próxima ao calcanhar) e é possível sentir a musculatura mais rígida ao apalpá-la. Entre as suas causas, incluem-se o desequilíbrio da musculatura do pé e o desalinhamento articular.

Massagem, alongamento e bolsa de água quente são medidas que podem ajudar. Porém, como na maioria das dores em corredores, a causa mecânica deve ser identificada e tratada, como, por exemplo, uma pronação excessiva do tornozelo ou um alto impacto do corpo com o solo.

A boa notícia é que a dor no pé por tensão muscular tem um processo de recuperação normalmente mais fácil do que a fascite plantar. Antes de se assustar com um diagnóstico equivocado, procure ajuda profissional.
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
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