22 de out. de 2013

Chocolate: consumo moderado na dieta tem efeitos positivos à saúde


Foto: Divulgaçao/ flickr.com/ elpatojo

Nutricionista ensina como o alimento pode ser incluído, sem culpa, no cardápio diário. O tipo amargo (50 a 75% de cacau) é a melhor opção


Como podemos incluir o chocolate na nossa alimentação? O importante é consumir de forma moderada, utilizando, se possível, uma barra de 20 a 25g do tipo meio amargo (50% cacau) como sobremesa em uma das refeições, contabilizando suas calorias na dieta. O ideal é comprá-lo em embalagens pequenas ou individuais para não cair em tentação. Assim, ele não será o vilão da dieta ou do controle de peso.

O consumo excessivo é prejudicial à saúde, devido à alta concentração calórica, que contribui para a pessoa engordar. Entretanto, o uso moderado pode apresentar efeitos positivos à saúde. 

O chocolate tem como matérias-primas os grãos de cacau e açúcar. Os principais ingredientes utilizados são os açúcares, manteiga de cacau, leite em pó, leite condensado, cacau em pó, sorbitol, lecitina de soja, edulcorantes e aromatizantes.

São descritas sensações de prazer com o seu consumo. Alguns pesquisadores atribuem estas sensações à presença de metilxantina, principalmente a teobromina, substância que provoca bem-estar e aumenta a produção de feniletilamina, uma substância do grupo das endorfinas.

De acordo com a nutricionista Cristiane Perroni, existem várias especulações sobre as propriedades do chocolate e vários estudos apontam como positiva a utilização do chocolate amargo (50%) na alimentação. O cacau é fonte de flavonóides, pricipalmente epicatequinas, substâncias antioxidantes que desempenham papel importante na prevenção da oxidação da LDL colesterol e na inibição de processos inflamatórios no organismo, impedindo o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. Porém, o chocolate ao leite ou o branco não possuem estas propriedades.

Em coluna do cardiologista Nabil Ghoraeyb, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que os médicos possam recomendar até 30g do tipo amargo por dia, como auxiliar no tratamento das doenças cardiovasculares. Além disso, existe o benefício na prática esportiva, conferindo mais ânimo e disposição aos atletas.

Tipos de chocolates e composição:

- Chocolate Amargo: feito com grãos de cacau torrados, sem adição de leite, apenas adição de açúcar. Existem variações: Extra-amargo (75 a 85% de cacau), amargo (50 a 75% de cacau) e meio amargo (35 a 50% de cacau);

- Chocolate ao Leite: feito com 30 a 40% de cacau, leite em pó ou leite condensado, açúcar;

- Chocolate Branco: feito com manteiga de cacau, açúcar, leite e lecitina, podendo conter baunilha. Não leva cacau na sua formulação, apenas a gordura retirada da semente do cacau;

- Chocolate diet: composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó e adoçantes em substituição ao açúcar (sorbitol, sacarina, sucralose, aspartame).
Fonte: Globo Esporte 
Bons treinos e ótima alimentação!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos em nosso site:

       

Siga a Fast Runner também no Instagram: @lojasfastrunner ou clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário