17 de out de 2013

Quantidade vs Qualidade

Marathon
Foto: Foter/ Divulgação


A maioria dos corredores amadores começa na corrida de rua a partir de distâncias como 5km e 10km, e com o passar do tempo e a evolução de cada indivíduo as distâncias vão progredindo até chegar à tão sonhada maratona (42.195km).

Com a primeira maratona também vem os primeiro treinos longos, e um aumento natural no volume de treino semanal. Grande parte dos corredores acaba se apaixonando por esse tipo de treinamento e provas longas, mas com isso também vem uma grande questão: o que é melhor, a quantidade de quilômetros nos treinos ou a qualidade dos quilômetros percorridos?

No meu ponto de vista as duas formas de pensamento estão corretas, porém vocês devem estar se perguntando, qual é a melhor? Isso vai depender muito de pessoa para pessoa, alguns atletas se adaptam melhor a uma forma de treinamento com maior volume de quilômetros semanais a uma intensidade menor e outros preferem um volume menor com uma intensidade maior.

Há mais ou menos um ano venho seguindo um modelo de treinamento com menor volume de quilômetros semanais e maior intensidade. Não que todos meus treinos sejam intensos, eu sigo sim, uma periodização e respeito os dias leves e os dias off. Meu ponto é que quanto maior a qualidade de seus treinos melhor será seu desenvolvimento.

Um fator muito importante, acima de qualquer tipo de treinamento, é a constância em suas rotinas de treinos. Respeitar cada fase proposta por seu treinador, e seguir uma rotina são fatores primordiais para uma evolução e desenvolvimento atlético de qualquer pessoa. Sendo assim sempre, priorizo a qualidade dos meus treinos do que a quantidade de quilômetros percorridos.

Independente do tipo de treinamento, recomendo que todos os atletas incluam em suas rotinas de treinos sessões de fortalecimento muscular para evitar lesões. Esse fortalecimento pode ser feito através de musculação, treinamento funcional, pilates (além de fortalecer os músculos também ajuda na flexibilidade) e a mais nova tendência o Crossfit. Sempre procure uma orientação profissional antes de começar qualquer atividade física.
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Texto produzido por Thiago Bianchini, triatleta patrocinado pela Fast Runner, apaixonado pelo esporte.

Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
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