16 de out. de 2013

Dor de lado: saiba o que é e como evitar a inimiga dos bons treinos

Cuidados com alimentação, reforço muscular e aumento gradual do ritmo ajudam a evitar o problema, que não está relacionado com a respiração


Ela aparece quando um triatleta muda da natação para o ciclismo. Quando o corredor faz treinos de tiro, com velocidade acima do que está acostumado. Quando o caminhante volta a se mover depois de uma temporada de inércia. A famosa “dor nos flancos”, pode aparecer do lado direito ou esquerdo, mas é sempre incomoda e, freqüentemente, limitante.

- Existem várias teses que tentam explicar de onde vem a dor lateral. A mais atual é que seria de um ligamento que sustenta o fígado e o baço. Durante o exercício físico, ele poderia entrar em fadiga causando a fricção do órgão - explica o médico José Carvalho.

Como a dor geralmente aparece em momentos de esforço intenso e respiração ofegante, é instintivo tentar eliminá-la mudando a forma como se inspira ou expira, o que até causa resultado parcial. Mas o médico adverte que a principal causa da dor não está na respiração.

- Ela não é necessariamente ligada à respiração, mas sim à fadiga. Você estressou seu corpo e uma parte dele está reclamando – completou.

Por isso a dor de lado é mais comum em quem faz exercício aeróbico de alta intensidade, acima do limiar anaeróbico. Na explicação mais simples, esse é o limite entre o exercício confortável e o exercício desconfortável, ao cruzar a fronteira todos estão mais sujeitos à dor.

- Quando a dor aparece, a primeira a coisa a fazer é diminuir a intensidade. Se estiver correndo, ande, se estiver andando, pare - disse.

Como evitar

Mas existem formas de diminuir a chance que a dor de lado apareça seguindo três recomendações básicas. A primeira é aumentar gradualmente o volume e intensidade de treino para que o corpo se acostume com o esforço. A segunda é fortalecer o core, a musculatura abdominal e lombar que sustentam o corpo. A terceira é ligada a alimentação, se fazer exercícios em jejum é ruim, comer demais é pior ainda.

- Refeições muito pesadas e grande quantidade de líquidos consumidos antes ou durante o treino aumentam a incidência da dor – explicou o doutor José Carvalho.

o fisiologista Turíbio Barros advertiu que a presença de muito conteúdo no estômago atrapalha o movimento descendente do músculo diafragma, muito exigido durante os exercícios.

- Se houver conteúdo no estômago o músculo se comprime contra este obstáculo mecânico causando a compressão do diafragma. Isso ocasiona prejuízo da perfusão sanguínea, provocando dor. Por isso é desaconselhável iniciar uma atividade com conteúdo alimentar no estômago -  explicou Turíbio.

O tempo de esvaziamento do estômago depende do volume ingerido, do estado físico e da composição, sendo que alimentos com baixa concentração de proteínas e gorduras têm digestão mais rápida.

- A indicação é que consuma alimentos com maior concentração de carboidratos, como pães, frutas e sucos naturais, de uma a duas horas antes do exercício – explicou o fisiologista.
Fonte: Globo Esporte 
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
por Fast Runner
Confira alguns produtos em nosso site:

             

Siga a Fast Runner também no Instagram: @lojasfastrunner ou clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário