Foto: Foter
Estudos mostram eficácia no uso de 3 a 6mg de cafeína\kg de peso antes do treino. Tem sido utilizada por ciclistas e corredores de média e longa distância.
A cafeína tem sido amplamente utilizada como recurso ergogênico na prática esportiva com o objetivo de retardar a fadiga, ter efeito estimulante, aumento da performance em exercício de força e, principalmente, aeróbicos, além de aumentar a oxidação de lipídeos (mobilização\queima de gordura). Estudos mostram eficácia na utilização de 3 a 6 mg de cafeína\kg de peso corporal. O pico de ação da cafeína ocorre 20 minutos após a sua ingestão.
A cafeína (1,3,7 trimetilxantina) é um derivado da xantina com ação estimulante do Sistema Nervoso Central, entretanto não é considerada uma droga terapêutica e apresenta baixa indução a dependência de sua utilização.
Ela é encontrada naturalmente nos alimentos (café, chocolate, guaraná, mate...), bebidas (refrigerantes), preparações e como suplemento nutricional, cápsula ou pó, principalmente em suplementos denominados “pré treinos e termogênicos”. Não possui valor nutricional.
Ainda assim, a cafeína é muito utilizada por atletas, principalmente ciclistas e corredores de média e longa distância, principalmente por ter sido removida da lista proibida da World Anti-doping Agency (Wada). Com o objetivo de melhora da performance a qualquer custo, altas doses de cafeína têm sido usadas. A ingestão de 10 a 15mg\kg, podem alcançar valores tóxicos e existem pessoas que são mais sensíveis do que outras.
Efeitos adversos: tremor, insônia, nervosismo, ansiedade, irritabilidade, elevação da pressão, náuseas, desconforto gastrointestinal e problemas estomacais (principalmente utilizada sozinha e em jejum). Superdosagem pode influenciar negativamente na performance de atleta.
Fonte: Globo Esporte
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos em nosso site:
Siga a Fast Runner também no Instagram: @lojasfastrunner ou clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário