5 de nov de 2013

Bons motivos para ingerir mais fibras e beber bastante água durante o dia


Foto: Divulgação/ Thinkstock

A nutricionista Natalia de Oliveira, especializada em nutrição funcional esportiva, indica que esse hábito auxilia no bom funcionamento do intestino e da digestão.


Ingerir mais fibras, como chia e linhaça, beber muita água e praticar atividade física são hábitos que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitam os problemas de digestão, favorecem a saciedade, previnem doenças e facilitam o emagrecimento. Confira bons motivos para seguir isso à risca:

Ingerir mais água:

- Água não engorda, a bebida tem 0 kcal
- A água hidrata naturalmente a pele, deixando-a mais viçosa e com aparência saudável, sem sinais de ressecamento
- Contribui para a desintoxicação do organismo, poupando o trabalho dos rins, evitando a formação de cálculos renais
- Melhora também a circulação sanguínea, prevenindo o aparecimento de celulite
- Importante na regularização da função intestinal, evitando a obstipação
- Água com gás não dá celulite, ao contrário que todos pensam
- A água ajuda a controlar o apetite, favorecendo então o emagrecimento
- Ingerir pelo menos 2 litros de água ao dia, evita rugas e o envelhecimento precoce
- Beber água em jejum, ao acordar, prepara melhor o sistema digestivo, facilitando o processo de digestão
- Reduz infecções, combate o inchaço, regula a temperatura corporal e melhora a absorção de nutrientes

Ingerir mais fibras:

- As fibras alimentares são encontradas em alimentos integrais, grãos integrais, legumes, frutas e verduras
- Melhora de forma significativa o quadro de obstipação intestinal
- Mantém os níveis de glicemia estáveis, em especial para os indivíduos diabéticos
- Melhoram o quadro de hipercolesterolemia, prevenindo assim o surgimento de doenças cardiovasculares
- Favorecem o emagrecimento, promovendo saciedade
- Atuam ainda prevenindo o câncer de intestino, devido ao menor tempo de contato das substâncias cancerígenas com a mucosa intestinal

Ingerir linhaça:

- Como fibra, também contribui para a regularização da função intestinal
- Promove também a saciedade, por ter uma absorção mais lenta, contribuindo para a perda de peso
- Rica em ômega 3 e 6, que são gorduras monoinsaturadas, mantendo a redução do LDL (colesterol ruim)
- Deixa a pele com aspecto mais saudável, também pela presença do ômega 3
- Ajuda no combate as espinhas, mantendo as membranas mais impermeáveis e alterando o fluxo sanguíneo
- Auxilia na redução de retenção de líquidos, pela sua ação desintoxicante
- Contribui para o combate ao Câncer, devido ao menor risco de tumores, especialmente cólon, próstata e mama
- Ameniza os sintomas de TPM, pois o grão é rico em lignana que contribui para isso
- Promove energia e vitalidade
- Regulariza também os níveis de açúcar no sangue
- Fortalece o sistema imune

Ingerir chia:

- Chia é a semente da vez, rica em fibras, regulariza também a função intestinal nos casos de constipação
- Por ser uma fibra solúvel, promove a sensação de saciedade, facilitando o processo de emagrecimento
- Apresenta uma quantidade significativa de ômega 3, ajudando a evitar doenças cardiovasculares
- Apresenta quantidade relevante de Cálcio e Ferro
- Excelente fonte de Magnésio, essencial para o cérebro e ligações cognitivas
- Fonte de Vitamina A, essencial para uma boa visão, pele, unha e cabelos
- Apresenta antioxidantes que combatem a produção de radicais livres, logo também previnem o envelhecimento celular
Fonte: Globo Esporte 
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner

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2 comentários:

  1. Faço todas esta orientações !

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  2. Ótima matéria. Quão bom se os atletas se preparassem seguindo essas dias...!

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