17 de dez. de 2013

Prejudicial à saúde, açúcar pode estar escondido em alimentos 'saudáveis'

 
Foto: Divulgação | au.lifestyle.yahoo.com


Consumo diário de sacarose deve equivaler a 10% das calorias ingeridas. Muitas vezes, produtos industrializados não têm porcentagens contabilizadas


Não há novidade no fato de que o consumo excessivo de açúcar causa diversos malefícios à saúde. Obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, cáries, entre outros, são frequentemente atribuídos a dietas que possuem grande quantidade de sacarose. Ainda assim, os brasileiros mantêm elevada a ingestão de alimentos ricos no ingrediente.

O consumo diário de açúcar, tanto para indivíduos saudáveis quanto para diabéticos, deve constituir, no máximo, 10% das calorias totais ingeridas. Ou seja, em uma dieta de 2.000 calorias por dia, a quantidade de sacarose não deve ultrapassar 50 gramas.

Entretanto, reduzir a ingestão deste carboidrato não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Os produtos industrializados possuem grandes quantidades de açúcares, que muitas vezes não são contabilizadas pelos consumidores. De acordo com o Centro de Controle de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, 13% das calorias ingeridas por um americano adulto vêm do açúcar adicionado.

Além dos doces, alguns alimentos salgados também podem conter o ingrediente. Até mesmo produtos considerados saudáveis ‘escondem’ valores prejudiciais à saúde. Sucos naturais, barras de cereal, iogurtes, granolas e gelatinas, que à primeira vista parecem inofensivos, podem se tornar grandes vilões da alimentação.

Para evitar a ingestão exagerada de açúcar, os consumidores devem estar atentos às informações nutricionais dos produtos industrializados. O ideal é evitar aqueles que possuam grande quantidade do ingrediente.  

Dar preferência aos alimentos naturais também ajuda a reduzir o consumo de sacarose. No entanto, as frutas contêm um tipo de açúcar chamado frutose, e a indicação de ingestão é de três a quatro porções por dia.
Fonte : Globo Esporte 
Bons treinos e ótima alimentação!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos em nosso site:

          VERM/AMA       TRI BERRY

Siga a Fast Runner também no Instagram: @lojasfastrunner ou clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário