26 de jan. de 2015

Treino de musculação e importância na corrida e resitência


Atenção, corredores de plantão!

Estão achando que é só sair correndo e pronto? Não!
A musculação esquecida por alguns também é muito importante para nós.

A musculação vem como um complemento ao treino de corrida, para contribuir no fortalecimento dos músculos e articulações, prevenindo assim, possíveis lesões e promovendo um melhor desempenho.
Mas como aliar a musculação e a corrida sem levar um esforço muscular?
Os membros mais enfatizados serão os membros inferiores (pernas) e a região do core (abdômen, lombar e quadril) que é responsável por manter a postura durante a corrida. Os membros superiores (braços e ombros) também devem ser trabalhados, pois atuam como coadjuvantes no movimento esportivo.
Os exercícios e frequência em que devem ocorrer estes treinos devem ser estipulados conforme o período de treinamento que o corredor se encontra (base, fortalecimento ou velocidade) e se ele é um atleta iniciante ou mais avançado.
Mas se você não gosta de musculação, tudo bem! 
Você pode optar por outras atividades como Pilates (ótima para fortalecimento e alongamento), Treinamento Funcional (tem vários exercícios específicos para corredores), Treino em Areia ou Treinos com Elásticos que promovem uma melhor resistência e fortalecimento muscular.
Cuidado com os excessos e periodização de seus treinos para não levar a alguma lesão ou queda de rendimento.

Agora, mãos à obra!

Faça o acompanhamento com seu treinador ou procure um profissional habilitado para montar a sua planilha de treino e partir rumo ao pódio!

____________________________________________________________________

Texto desenvolvido por Aritiane R Silva, graduada em Nutrição  pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, Pós Graduada em Nutrição  Esportiva pela Universidade Gama Filho e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto Valeria Paschoal - VP - Unicsul, da equipe de Flavia Araujo (Fuca), nutricionista esportiva, graduada pela Universidade Anhembi Morumbi, atleta competitiva há 10 anos. Nutricionista de atletas amadores, profissionais e olímpicos, faz parte da CBDA (Confereração Brasileira Deportos Esportivos).

Clique e confira os novos tênis da ASICS.

Bons treinos!

Equipe Fast Runner

Nenhum comentário:

Postar um comentário