29 de out de 2010

Driblando a insônia

Para atletas, o descanso também é parte essencial do treinamento. Não só a quantidade, mas a qualidade do sono são fatores importantes para um bom desempenho. Mas, muitas vezes, em noites que antecedem grandes provas, o nervosismo é tanto que a insônia chega como mais um motivo de preocupação e ansiedade.


A boa notícia é que ao contrário das demais noites de sono, o descanso prejudicado do dia anterior parece não ter grande efeitos sobre a performance. A preparação ideal para uma prova deve prever a possibilidade de pouca ou muita insônia na última noite, para que o desempenho não seja afetado caso o sono não venha.

Uma pessoa que costuma dormir oito horas por dia enquanto está no auge de seu treino, provavelmente estará descansada quando estiver dormindo as mesmas oito horas combinadas com metade da carga de treinamento. Isto quer dizer, por exemplo, que um corredor bem preparado já deve estar se sentindo descansado e pronto para a prova em um ou dois antes da largada.

Porém, é errado pensar que basta dormir por doze horas na noite anterior que todos os males se resolverão. A mistura de ansiedade e nervosismo que ativa o sistema nervoso simpático - causando a falta de sono - também funciona para impedir que o atleta não aguente e durma no meio da prova.

Rolar de um lado para outro da cama ou ficar acordado até mais tarde por estar sem sono é comum. Planeje seu dia anterior e fique tranquilo sabendo que isso não irá lhe prejudicar durante a prova. Caso o evento não seja na sua cidade, evite passeios turísticos desgastantes. Passe o dia tranquilo, não jante muito tarde e tenha um ou dois filmes leves à mão para embalar seu sono.

Antes de ir dormir, deixe tudo o que você vai precisar no dia seguinte pronto e num lugar visível. Se preferir, organize uma lista com os itens que devem estar em sua mochila e cheque tudo antes de ir para a cama. É importante também ter em mente qual será o seu café da manhã e conferir se possui tudo o que precisa em casa, assim como ter certeza de que sabe como chegar ao local da prova.

Veja também:

> Tênis Asics Gel Kinsei 3

> Shorts Mizuno Run Classic Masculino

> Bike Pinarello FP1

> Nike 600K Brasil

Fonte: Ativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário