12 de nov. de 2010

Cuide do seu joelho


Há três medidas básicas que podem ser tomadas para não sofrer lesões durante o exercício:

1 - Ter uma boa programação de treino que inclua os mais variados tipos de piso – esteira, rua, grama, areia. Isso prepara as articulações dos joelhos para os mais variados tipos de impacto, o que minimiza o risco de uma eventual lesão. Além disso, é importante fortalecer a musculatura da perna inteira, e isso se faz por meio de exercícios de musculação. Não é recomendado dedicar-se apenas aos treinos de corrida.

2 - Escolher um tênis específico de corrida, confortável e que respeite seu tipo de pisada (supinada, neutra ou planada) é fundamental.


3 - Fazer um bom aquecimento antes de iniciar a corrida, que pode ser alguns minutos na esteira, andando em ritmo mais acelerado, ou na bike.


Quanto ao alongamento, ele deve incluir exercícios para toda a musculatura das pernas (panturrilha, coxa, parte posterior e interna da perna). É importante incluí-lo na programação de treinos, mas ele não precisa ser feito necessariamente antes da corrida. Diferentemente da importância de aquecer o corpo, esse procedimento pré-corrida não ajuda a prevenir lesões. O melhor momento para alongar depende da sua programação.


Acompanhe a Fast Runner também nas redes sociais:

Twitter | Orkut | Facebook

Fonte: Sport Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário