14 de dez de 2010

Correr preserva as articulações

Correr, segundo pesquisa publicada na revista Skeletal Radiology, previne o aparecimento de problemas nos joelhos. O estudo mostrou que não-corredores têm mais chance de desenvolver osteorartrite do que atletas.


O grupo analisou imagens de ressonância magnética de sete corredores que haviam participado da maratona de Viena, em 1997. Os resultados indicaram que seis dos sete esportistas que continuaram a correr não apresentaram nenhum problema nos joelhos na década seguinte. "A única pessoa que havia desistido apresentou deterioração nas estruturas intra-articulares do joelho", escreveram.

Outro estudo, realizado por um grupo da Universidade Stanford, EUA, acompanhou 45 corredores e 53 não-atletas desde 1984. Todos eles fizeram raios-X regulares dos joelhos. Depois de 18 anos, apenas 20% dos corredores tinham desenvolvido osteoartrite, enquanto 32% dos não-atletas haviam apresentado o problema. Segundo Eliza Chakravarty, o estudo sustenta a ideia de que a corrida, na verdade, ajuda a preservar as juntas.


Veja também:

> Essencial pra todo corredor

> Cuide do seu joelho

> Ofertas de Natal de tênis Asics

Fonte: Sport Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário