13 de dez. de 2010

Exercícios físicos ajudam a reduzir o apetite


Três estudos mostraram que se exercitar não ajuda apenas a perder peso porque leva ao aumento do gasto calórico. Fazer exercício também tira a vontade de comer. Publicada na revista American Journal of Physiology, a pesquisa do grupo americano da Universidade do Colorado (EUA) revelou que a atividade física não apenas reduz o apetite, mas leva à queima de gordura antes da queima de carboidratos.

Gastar a gordura primeiro e estocar o carboidrato para usá-lo depois diminui a chance de os quilos perdidos voltarem e minimiza o risco de as pessoas se empanturrarem de comida porque o cérebro passa a receber sinais de que o corpo está saciado.

Estudo publicado na edição on-line da revista American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology, revelou que os execícios aeróbios são melhores que os anaeróbios para a perda de peso, porque eles mexem com os níveis de vários hormônios que controlam o apetite, como a grelina, que estimula a vontade de comer, e o peptídeo YY, que tira a fome.

Os pesquisadores descobriram que uma sessão pesada de 60 min de exercício na esteira leva a grelina no sangue a cair, enquanto o peptídeo YY a subir. Uma sessão de 90 min de musculação, no entanto, não foi capaz de alterar os níveis do peptídeo na mesma intensidade.

Os dois tipos de exercício tiram o apetite de uma certa maneira, mas a atividade aeróbia, como correr a 70% da VO2 máx, é a que produz a maior supressão da fome. Caminhar ou andar em um ritmo elevado também não alteraram os hormônios do apetite.

Um terceiro estudo, este brasileiro, apresentado na reunião da Fesbe, a Federação das Sociedades de Biologia Experimental, revelou que o exercício faz com que o corpo envie sinais ao cérebro para que ele coma menos.

Acreditava-se que a atividade física faz emagrecer porque o corpo gasta mais calorias do que consome. Estamos mostrando um outro aspecto: ela também faz com que a ingestão de calorias diminua.

Veja também:

> Mitos e verdades sobre a corrida

> Cuide do seu joelho

> Pesquisa Fast Runner

Fonte: Sport Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário