15 de mai. de 2012

Ciça, uma iniciante do Ironman...



Hoje bati um papo com a amiga e triatleta Maria Cecília Carvalho, a Ciça. Há menos de 2 semanas do seu primeiro Ironman... e antes de dar a largada para Floripa, respondeu algumas perguntinhas sobre sua preparação.

Nina - Quando começou a fazer triathlon?
Ciça - Comecei a fazer triathlon com 18 anos, em 2009. Eu já participava de corridas de rua e biathlons , então já entrei no triathlon empolgadíssima. Conforme eu fui evoluindo e os resultados aparecendo, me envolvi cada vez mais com o esporte.

Nina - Quais provas que você já fez que mais gostou ou se destacou?
Ciça - Eu já fiz provas de Short triathlon até meio Ironman. Hoje a minha distância preferida e que mais me destaco é o meio Ironman, já fiz 4h e 44 min em Caiobá;  e em Miami 4h e 59min.

Nina - Como foi a decisão de fazer seu primeiro Iron?
Ciça - A decisão aconteceu naturalmente. Quando eu comecei a treinar já tinha o sonho de fazer o Ironman, mas sabia que levaria alguns anos pra chegar o momento ideal. Eu treino triathlon há 3 anos e meio e sempre me dediquei bastante. Participei de diversas provas, curtas à longas, e acredito que chegou a hora de encarar o Ironman.

Nina - Como o treinamento do Iron está afetando o seu dia a dia?
Ciça - A preparação para o Ironman demanda treino e tempo. Treinar, eu adoro, isso não é problema. Na a questão do tempo é difícil de conciliar os treinos longos com família, amigos e estudo, eu vivo numa correria constante. Mas é tudo uma questão de escolha. Eu fiz a minha e não me arrependo.

Nina - Com quem você treina?
Ciça - Meu treinador é o Vagner Juliano, da Alcance Team.

Nina - Qual é o seu forte, bike? Natação? Ou corrida?
Ciça - Bike.

Nina - Qual é a sua bike?
Ciça - Scott Plasma

Nina - O que faz para controlar a ansiedade?
Ciça - Eu tento pensar em coisas positivas e aliviar a pressão que eu mesma acabo colocando sobre mim. Fazer um programa diferente e sair da rotina ajuda. Um pedacinho de chocolate de vez em quando também, mas tem que ser pequeno, se não piora a situação.

Nina - Como esta sua alimentação e quem é sua nutricionista?
Ciça - Mantenho uma alimentação regrada e tento sair o mínimo possível da dieta. Minha nutricionista querida é a Flávia Araújo, a Fuca.

Nina - Você adquiriu algum equipamento diferente para fazer o Ironman?
Ciça - Um aerodrink para me ajudar na hidratação.

A Ciça está com 21 anos e já faz tempos bem melhores que muito veterano no esporte, eu pedalo às vezes com ela e confesso que sofro bastante para ficar na roda dessa menina. Ela sempre me deu dicas muito úteis e me emprestou suas rodas Zipp  “mágicas” para a 1ª etapa do Troféu Brasil este ano, porém ela só me emprestaria as rodas “mágicas” se a minha média no pedal fosse no mínimo 36 km/h. Prometi que não quebraria o encanto da roda. Promessa feita, promessa cumprida, pedalei para 36,7 km/h de média e venci a prova no geral amador feminino.

Obrigada Ciça, estamos torcendo por você! 

Alguns produtos importantes para a prática do triathlon:
Roda Zipp 303 Tubular FireCrest 2012 - http://migre.me/95SIz
Bike Scott Speedster S20 2012 - http://migre.me/95SO1
Macaquinho Asics Jumpsuit 2012 - http://migre.me/95T1g
Garrafa Profile Aerodrink Térmica - http://migre.me/95UUc

Por Nina Keller

Um comentário:

  1. Nii, adorei a entrevista!! Obrigada amiga!! Sucesso! bjs Ciça

    ResponderExcluir