27 de jun de 2012

A caminho do Ultraman...

Olá Pessoal, 
Na semana passada, falei um pouco sobre o Ultraman, e como prometi, aqui está a entrevista do paulistano Giancarlo Matarazzo, que vai pela primeira vez enfrentar esse grande desafio. Segue uma breve entrevista com sua rotina de treinos.

Ficha
Nome: Giancarlo Matarazzo
Idade: 52 anos 
Irons: 15

1 - Há quantos anos pratica triatlhon e qual foi o seu esporte de entrada ?
Comecei a praticar triathlon em 2001. 
Anteriormente, praticava corrida. O objetivo inicial naquela época era concluir uma maratona. Acabei fazendo a minha primeira maratona em 1995 (Blumenau), depois totalizei 13 (algumas no exterior), até que comecei a buscar, acho eu, um desafio diferente (provas de triathlon, que envolviam três modalidades que, fora a corrida, eu nao tinha muita experiência anterior).

2 -De quantos Ironmans já participou e quais foram seus melhores resultados?
Fiz 15 Ironmans (3 no Hawaii). Meu melhor resultado foi em 2011 com 9`58”em Floripa onde obtive a vaga para Kona pela terceira vez.

3 - Quando decidiu fazer o Ultraman?
Nos meus últimos Ironmans senti que meus objetivos tinham sido alcançados e, por isso comecei a buscar um desafio maior. 
Então, durante um treino de preparação para o Ironman do Hawaii em 2011, durante o pedal, fui conversando com um amigo (Sergio Meniconi) que estava se preparando para o Ultraman do Hawaii. No final do treino, eu já sabia que iria enfrentar este desafio. 
E o momento era propício pois para conseguir a inscrição  para a prova era necessário enviar o meu cúrriculo esportivo dos últimos 18 meses para análise e eventual convite para participar do evento.

4 - Como é sua rotina de treinamento para esse desafio?
Meus treinos são diários. Duas vezes por dia durante a semana, alterno corrida e ciclismo durante as manhãs e natação no final da tarde. Tento fazer musculação 2 vezes por semana.

5 - Você sentiu muita diferença entre o treinamento do Iron e o do Ultra?
Bem mais pesado do que inicialmente eu tinha previsto. O pico de treino semanal de preparação para o Ironman é basicamente uma semana normal de treino atual para o Ultraman.

6 - Em média, quantos km você pedala, nada e corre por semana, e quantos km vai rodar na semana de pico do treinamento?
Varia muito de semana para semana, porém a média tem permanecido da seguinte forma: natação de 12 a 20 km, pedal de 400 a 500 km, e corrida entre 80 a 120 km. 

7 - Você treina com alguma assessoria?
Não, treino sozinho.

8 - Você mudou muito sua alimentação para suportar esse desgaste? 
Basicamente tenho me alimentado da mesma forma que nas minhas preparações para os Ironmans. Somente aumentei a quantidade de proteínas (inclusive mais carne vermelha). Estou também seguindo a orientação de um endocrinologista que me passa as quantidades justas de vitaminas que devo tomar de acordo com os meus exames médicos e gastos calóricos diários.

9 - O que significa para você participar de uma prova como o Ultraman?
Novamente, talvez seja o mesmo sentimento que tive quando participei  do meu primeiro Ironman. Um desafio que, antes de completá-lo, eu sempre considerei uma missão impossível. No caso do Ultraman, este sentimento é ainda maior, pois é uma prova ainda rústica, com poucos participantes e estrutura simples. Um desafio solitário sem o mesmo glamour dos Ironmans. No meu entender, talvez seja um sentimento parecido dos primeiros desafiadores dos Ironmans do Hawaii no começo da década de 1980 e infelizmente não presenciei. Eu quero sentir isso agora!

Bons treinos!

Por Nina Keller

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