5 de jul. de 2012

Bicicletas de Bambu - Ecologicamente corretas!

Na onda da sustentabilidade, organizações e artistas têm transformado a bicicleta em um transporte ainda mais ecologicamente correto.
A bicicleta é o meio de transporte que menos agride o meio ambiente, além de não gerar resíduos como fumaça. A bicicleta faz muito bem à saúde das pessoas que a utilizam.
Os materiais e formas de fabricação são os únicos aspectos da bicicleta que prejudicam de alguma forma o meio ambiente. A extração de alumínio e manipulação de carbono são processos que prejudicam a natureza. As jazidas de alumínio geralmente se encontram embaixo de florestas e o processo da manipulação de carbono é extremamente poluente, sendo inclusive proibido na Europa.


As Bicicletas de Bambu
Para minimizar os efeitos da extração manipulação da matéria-prima das bicicletas, foram criadas as bicicletas de Bambu. Os quadros geralmente são feitos 100% de matérias naturais e produzidos de forma artesanal. As bicicletas de bambu têm sido muito bem aceitas em países da Europa e nos Estados Unidos.

O Projeto na África
Na África, onde o nível de miséria é altíssimo, poucas pessoas têm condições de comprar carros ou motos. Dessa forma, a bicicleta é um meio de transporte muito utilizado no continente.

O Bamboo Bike Project está desenvolvendo estudos para trazer as técnicas de construção de bicicletas de bambu para o povo africano, com o objetivo de produzir bicicletas de alta qualidade e com baixo custo.
O quadro será feito com bambu local, e componentes como coroas, câmbios pedais e outros deverão ser importados de países como China e Índia. Diferente de bicicletas completas, a importação de componentes é muito mais barata, uma vez que são menores, e os custos de frete são mais baixos.

Produtores Brasileiros
Flavio Deslandes é um designer industrial brasileiro, que tem como especialidade bicicletas de bambu. Vejam a apresentação se seu trabalho:


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário