3 de jul. de 2012

Exames são importantes para a prática de qualquer esporte!

Estou indo para minha segunda semana de treino pesado, com bastante volume de corrida e pedal.
No sábado rodei 100 km, sendo 50 km girando ritmado e 50 km no pelotão do Clube Pinheiros, fazendo muita força na Ciclovia. Depois corri 10 km ritmado, entre 4’40” e 5’20”. 
No domingo estava cansada, mas o dia estava lindo e resolvi girar as pernas na ciclovia com amigos, fizemos 30 km, e eu ainda tinha que correr os 15 km ritmados que estavam na minha planilha. Coloquei meu tênis, peguei meu ipod e fui até o Parque do Ibirapuera. Passei pela Helio Pelegrino que estava lotada de ciclistas, no Parque não consegui correr no asfalto, tive que dar a volta pela terra devido a enorme quantidade de pessoas. Fiquei impressionada!
Na volta da corrida fiquei pensando: "Nossa, que bacana, quanta gente praticando esporte! Mas...Será que essas pessoas fizeram um check-up antes de sair correndo e pedalando por aí?"
Refiz meus exames semana passada. Visitei minha cardiologista e ela me passou alguns exames de sangue, teste ergoespirométrico e ecocardiograma. É muito importante fazer exames cardiológicos uma vez por ano e de sangue a cada 6 meses, pois atletas sofrem muito desgaste. Ainda mais quando estamos treinando para uma prova longa, com treino 2 horas por dia durante a semana e 3 horas por dia nos finais de semana, que é o meu caso.
Mesmo fazendo todos os exames e toda saúde ok, ontem na natação não me senti bem. Estava dando o último tiro de 200m, quando senti que hiperventilei e minhas pernas travaram. Fiquei assustada, pois nunca tinha sentido aquilo, meu nervoso piorou meus sintomas e meu coração subiu mais ainda. Sentada na raia fui me acalmando e nadando solto até a borda. 
Depois liguei para o meu médico; e acredita que foi uma crise de stress, tanto pelo volume de treino, quanto pela correria do dia-dia.
Nosso corpo sempre nos manda avisos, precisamos escutá-lo!
Hoje tive treino de tiro de corrida na USP com o Samuca, e confesso que não estava muito a vontade, mas deu tudo certo e consegui realizar o treino da planilha!
Fica a dica, realize todos os exames antes de começar a treinar, desta forma você vai conhecer melhor seu organismo e assim poderá respeitá-lo.

Bons Treinos!

Por Nina Keller

Confira algumas novidades na Fast Runner:

Nenhum comentário:

Postar um comentário