20 de jul. de 2012

Natação no triathlon

Olá pessoal!

 Nina Keller
Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre a natação no triathlon.
Na maioria das provas de triathlon a natação é feita no mar, às vezes em lagos e represas, ou seja, águas abertas, sem bordas para se segurar caso canse ou se sinta mal. Esta situação pode te deixar um pouco receoso ou em pânico, principalmente se for suas primeiras provas e está acostumado a treinar apenas na piscina. Além de ser assustadora por não possuir bordas para se segurar, nem chão para ficar em pé, a natação no triathlon é agressiva, um atleta passando por cima do outro, tomando tapa, chute e cotovelada. Realmente não é nada agradável, principalmente quando a água está fria!
Eu por exemplo, não me sinto confortável na natação em prova de triathlon, principalmente quando a água é gelada e tenho que nadar com roupa que dá uma sensação de que vou sufocar! Por isso, antes da prova, procuro sempre treinar em alguma represa ou mar com a mesma roupa que vou usar na prova, treinando a mesma distância.

Algumas dicas:
1. Nade um pouco a mais da distância da prova em águas abertas, ou seja, represa, mar ou lago. Caso não tenha como fazer isto, nade sem parar sem descansar nas bordas da piscina.

2. Construa um plano para segui-lo na sua prova, isso inclui reconhecimento do percurso e o pace que quer começar, manter e terminar.

3. Hidrate-se e teste sempre uma alimentação pré-prova que não te cause mal-estar durante o esforço na água.

4. Treine bastante com sua roupa de borracha, assim você acostuma-se com ela para a realização das provas.

Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário