18 de jul. de 2012

Os 5 maiores erros na hora de se alimentar


Olá atletas!

Semana passada foi uma semana de descanso, pois diminuí bastante o volume e fiz treino com estímulos fortes somente na natação. Isso fez eu me sentir muito mais recuperada e animada para treinar, estava precisando de uma semana de menor volume! Tanto que no sábado estava me sentindo muito bem para pedalar, coisa que não estava acontecendo porque eu vivia com as pernas muito cansadas.
Ontem eu estava lendo sobre nutrição na revista Triathlete e a matéria falava dos 5 maiores erros que cometemos na hora de nos alimentar antes, durante e após os treinos.

1 - Não se hidratar direito
Estudos mostram que mesmo pequenas perdas de líquido corporal podem fazer você diminuir sua performance. Portanto preste muita atenção na sua hidratação. Pergunte ao seu nutricionista qual a quantidade ideal de líquido que deve ingerir durante o seu dia e principalmente durante o seu treino, pois ele vai avaliar seu peso corporal.

2 - Porções inadequadas de calorias durante seus treinos
Quando eu li este tópico rapidamente enxerguei meus erros. Eu por exemplo, às vezes tomo menos carboidratos durante os treinos com a intenção de perder alguns quilinhos. E isso está completamente errado! Estudos mostram que isso não funciona e te faz mal. Para abastecer o trabalho duro dos seus músculos e maximizar sua performance, você precisa de carboidratos e sais minerais durante, e mais carboidratos e proteínas depois. Estudos mostram também que as pessoas que não se nutrem durante o treino vão atacar a geladeira depois, principalmente de alimentos muito calóricos com bastante açúcar e gordura, fazendo o tiro sair pela culatra.

3 - Pular refeições após o treino
Atletas que fazem 2 treinos por dia e não se alimentam direito ficam sujeitos a perda de performance e diminuição da imunidade.
Faça como prioridade o uso de carboidratos durante os 2 treinos do dia e inclua proteína logo após o treino, assim seus músculos se recuperam e ficam mais fortes para a próxima bateria. E não se esqueça de ingerir muito líquido.

4 - Mal uso de vitaminas e suplementos
É obvio que triatletas tem bastante necessidade de calorias, mas será que precisa se encher de vitaminas e suplementos? Estudos mostram que uma dieta perfeita para um triatleta é a dieta que equilibra: cálcio, vitamina D, e Omega 3, estabelecendo uma base de refeições de comida, muito nutritiva principalmente. Peça sempre ajuda ao nutricionista, não vá tomando suplementos e vitaminas por conta própria, isso pode desequilibrar seu organismo.

5 - Acha que quanto mais leve você estiver melhor
Muitos triatletas acham que quanto mais leve estiver melhor será a sua performance, um mito! É óbvio que perder excesso de gordura corporal vai te ajudar na sua performance. Mas o diferencial é a consistência de seus treinos, e sua saúde corporal e mental. Achar o peso ideal e seu peso de competição é uma tarefa muito difícil! Precisa de várias experiências e provas para analisar sua performance. Por isso é tão importante estar sempre sob acompanhamento de um nutricionista. 

Bons treinos!

Por Nina Keller

Confira alguns produtos para nutrição:
Sachê Gu Energy Gel
Sachê Hammer Nutrition Gel
Pote Gu Brew Eletrolyte + Garrafa
Barra Honey Stinger de Proteína
Goma de Carboidrato Honey Stinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário