26 de out. de 2012

Minha primeira São Silvestre

Foto: AFP
Todo ano você assiste pela televisão a uma multidão largando na Avenida Paulista e decidiu que é hora de fazer parte da festa? Chegou a hora de treinar para isso! Fique de olho nas dicas:

1 - Se você já faz algumas provas de 10 km com tranquilidade, nada de se preocupar. Para ter sucesso na São Silvestre, basta dar um passo à frente (de poucos quilômetros) em seus treinos. “Praticamente não há diferença nos treinos, a não ser aumentar um pouco a distância do longão que você já faz normalmente — não mais do que 2 a 3 km”, explica Enzo Amato, diretor técnico da assessoria esportiva que leva seu nome.

2 - Claro que você continuará seguindo uma rotina de treinos a que já está acostumado: tiros e regenerativos, por exemplo, continuarão na sua planilha. O mais importante, porém, serão mesmo os treinos mais longos. Se os 15 km ainda são novidades para você, não é necessário, entretanto, querer percorrê-los logo de cara. “O que vale é o acumulado de quilômetros. Para essa prova, longos de até 14 km são suficientes. Porém, vale lembrar que o ritmo do treino longo é muito mais ameno do que o de prova”, explica Daiana Priscila Voigt Gamboa, treinadora da BKSports.

3 - Com a volta da chegada para a Avenida Paulista, a prova não tem mais em seu trecho final a longa e acentuada descida da Avenida Brigadeiro Luis Antonio até o Parque do Ibirapuera — tão criticada pelos especialistas. Mas em seu início, a corrida continua com o declive da Rua Major Natanael até a Avenida Pacaembu. E essa é a hora de ter cuidado. “O início deve ser conservador, porque há uma grande descida e nessa hora todos estão com fôlego extra, mas com músculos e joelhos de sempre”, ressalta Enzo.

4 - Você vira a cara quando tem de enfrentar alguma subida? É hora de rever seus conceitos. A São Silvestre tem em seu trecho final cerca de 2 km de aclive na Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Por isso, que tal se preparar para encará-la sem aquele friozinho na barriga? “Treinamento em subida deve fazer parte da sua preparação para qualquer prova. Mas tratando-se da Brigadeiro, eles são muito mais importantes”, fala Daiana. “Seus treinos podem contar com trabalhos curtos na rampa ou até com subidas mais pesadas nas suas rodagens.”

5 - Dia de prova não é tempo de inventar. Como a largada desta vez será pela manhã, você já deve saber o que fazer: durma bem, coma o café da manhã que está acostumado e saia cedo de casa para evitar a multidão atrasada. “À partir da largada, faça o que treinou. Se você deseja concluir a prova com tranquilidade, o ritmo tem de estar fácil pelo menos até a metade”, explica Daiana. Por isso, nada de se empolgar com a torcida e acelerar além da conta. Segure o ritmo — e o ímpeto.

Fonte: Matéria "São Silvestre para todos os gostos", da Revista O2 nº 114, outubro de 2012.
Por Fast Runner
Equipe-se para a São Silvestre:
Camisetas Masc. e Fem.
Shorts Masc. e Fem.
Óculos Oakley
Monitores Cardíacos
Cintos de Hidratação

Um comentário: