19 de out. de 2012

Entrevista com Fábio Carvalho, triatleta profissional.

Olá pessoal.

Fábio Carvalho
Ontem entrevistei Fábio Carvalho, um dos maiores triatletas brasileiros!

Nome: Fábio Carvalho 
Idade: 33 anos
Cidade: Balneário Camboriú
Onde treina: Esporte Clube Pinheiros
Técnico: Luiz Gandolfo

1. Quando começou o Triathlon e qual foi o esporte que te introduziu ao Triathlon?
"Eu era nadador, mas sem nenhum destaque. Foi quando por influência de amigos, com 14 anos de idade fiz meu primeiro Triathlon. Isto foi em maio de 1993."

2. Qual é a prova que mais gosta de fazer? 
"Existem muitas provas que gosto de fazer, mas minhas favoritas são o Internacional de Santos, Triathlon de Chicago, IM Havaí e Triathlon de Hamburgo."

3. Uma prova inesquecível.
"Em 2004 o Triathlon Internacional de Santos, fui 4° colocado e 1º brasileiro. Foi minha primeira prova boa como profissional."

4. Quais provas você fez este ano e como foram seus resultados?
"Nestes dois últimos anos eu estava focado no circuito mundial, tentando me classificar para Londres. Tive muita dificuldade em me adaptar às provas do circuito. No fim do ano passado fiz um top 10 em Aukland, e assim comecei o ano como 3° brasileiro no ranking e a 250 atrás do Diogo. Eu ia precisar de pelo menos umas três provas boas para me classificar. Comecei o ano bem, fui 6º no Panamericano. Mas na primeira copa do mundo, sofri uma queda e quebrei o cotovelo. Continuei treinando, e 3 semanas depois, voltei a competir. Meu braço estava limitando o movimento, com muita dor e sem força. Fui até o fim da classificação olímpica, que foi no final de maio. Não tive a menor chance, competir no circuito tem que estar 100%, o que não era meu caso. Voltei ao Brasil, meu braço melhorou e fiz uma boa base para o 2º semestre."

5. Este ano você vai fazer 2 ironmans 70.3. Como você se prepara para provas mais longas sem atrapalhar sua explosão para provas de distância olímpica?
"Na verdade os treinos para essas provas são bem próximos do que faço para os Olímpicos, só tive que aumentar um pouco o volume da bike. Os 70.3 estão muito mais próximos do Olímpico do que dos Ironmans."

6. Quais provas ainda pretende competir neste ano?
"Agora vou correr o 70.3 Miami, a 5ª etapa do Troféu Brasil e o GPI Triathlon."

7. Quais são seus patrocinadores e apoiadores?
"Mizuno; BrasilMaxi; Shimano; AquaSphere; Oakley; Pro; CPH (Fundação Balneario Camboriú); Equipe EC Pinheiros."

8. Qual seu local preferido para treinar?
"Existem 3 lugares que adoro treinar: Pinheiros, Balneário Camboriú e Mogi Mirim."

9. Quais são os atletas brasileiros que você acredita que sejam as novas promessas do triathlon?
Marcus Fernandes, Edmilson Pato e Marheus Diniz.

10. Você tem alguma dica para quem está começando a treinar triathlon?
"Vá com calma, faça provas pequenas, crie uma base sólida para depois enfrentar seus grandes objetivos."

Bons treinos!

Um comentário: