25 de dez. de 2012

Descanso ativo: como intercalar as atividades e recuperar o seu corpo


descanso ativo apos atividades de longa intensidade
Foto: Getty Images

Exercícios leves e de curta duração no lugar de repouso absoluto ajudam na melhora rápida e eficaz do organismo do atleta após treinamento longo


Depois de um treinamento longo, tudo que o atleta deseja é um repouso absoluto do corpo para recuperar a musculatura. Mas para que isso aconteça de forma rápida e eficaz, os especialistas apontam que o descanso precisa ser ativo, sem a interrupção total da atividade física. A técnica é realizada através de exercício com curta duração (30 minutos) e intensidade leve entre 24h e 48h após estímulo intenso. Dessa forma, o corredor fica mais preparado para as próximas atividades.

O fisioterapeuta David Homsi, explica que, quando o esportista fica com o corpo parado no dia seguinte depois do exercício, o metabolismo não acelera e assim ocorre um acúmulo de toxinas resultantes das quebras químicas durante a atividade física realizada.

- Durante a recuperação, o corpo precisa restaurar as reservas de glicogênio e retirar o ácido lático que atua para inibir a contração muscular. Para eliminar este ácido lático, é necessário oxigenar os músculos e isso só é possível com a prática de exercícios de baixa intensidade, entre 29% e 40% da capacidade pulmonar - ressaltou.

David afirma ainda que o descanso ativo possui uma função definida e deve ser programado como parte do planejamento do treinamento do atleta, com orientação e nutrição adequada.

- Em atletas de corrida, a lesão é mais comum na panturrilha. Qualquer atividade que aumente esta oxigenação pode ajudar no processo de recuperação, como pedalar sem carga, praticar um trote leve, fazer alongamentos, pilates, ioga, deep-running (corrida na água) e os exercícios funcionais.
Fonte: Globo Esporte 
Ótimos Treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos para CORRIDA no site:
Tênis Nike Free Run +3
Bermuda de compressão Flets Sport Runner Soul
Shorts para Corrida
Leggings diversas marcas

Um comentário: