25 de jul de 2013

'Correr no inverno gasta 30% a mais de calorias', avisa preparadora física


Foto: Viktor Cap / Depositphotos

Na época mais fria do ano, ocorre a maior contração dos músculos e por isso nos esforçamos mais para nos movimentar e aumentar a temperatura


Qual seria a melhor estação do ano para correr? Num país tropical como o Brasil, onde o frio não é tão rigoroso, correr pode ser mais prazeroso e o sofrimento diminui bastante. O inverno, mesmo sendo uma época em que as pessoas tendem a ficar com mais preguiça para sair da cama, é  perfeita para fazer exercícios. Além disso, a queima calórica pode aumentar em 30%.

- No frio do inverno, temos uma contração maior dos músculos e nos esforçamos mais para nos movimentar. Dessa forma, o corpo gasta mais calorias para poder aquecer e assim aumentar a temperatura para o bom funcionamento - disse a professora de educação física Clarice Penna.

Os atletas acreditam que no frio dá para 'puxar' mais no treino e o inverno se torna perfeito para praticar as atividades físicas intensas, como a corrida. O melhor horário para isso é antes das 9h ou após às 17h, onde a umidade é maior. É importante fazer um bom aquecimento e ingerir mais carboidrado para repor a energia em caso de treino longo. Não se esqueça de beber água para ficar hidratado(a).

Correr no frio, então, tem que ser com muito agasalho? Não. A professora avisa que o ideal é usar trajes que aqueçam o corpo, mas que não atrapalhem a transpiração.

- Tem que tomar cuidado, principalmente com as roupas emborrachadas que podem aquecer demais o corpo - encerrou.
Fonte: Globo Esporte 
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runn
Siga a Fast Runner também no Instagram: @lojasfastrunner ou clique aqui.

Um comentário: