O preparador físico, Manuel Lago, dá dicas para melhorar o tempo na meia maratona.
Muitos corredores se perguntam sobre o tempo de recuperação entre uma meia maratona e outra. Devemos observar sempre a experiência, a “bagagem” do corredor. Para aqueles que já tem no currículo algumas provas dessa distância ou maiores até, em três semanas você pode se considerar apto a correr novamente numa intensidade alta. Note que isso não é uma regra!
Cada indivíduo tem suas características! Como devo adaptar meu ritmo para tentar melhorar o tempo? Atletas tendem a largar muito forte e acabam pagando um preço alto por isso. Ninguém de uma prova para outra consegue diminuir seu tempo drasticamente em condições normais. Quando você já treina no seu limite, qualquer segundo a menos no tempo final é um recorde! Em 21km, para você diminuir um minuto no seu tempo, o seu pace médio tem que diminuir três segundos por quilômetro.
Imagina isso treinando no limite? Pois é! Estratégia: divida a prova em quatro partes: três partes de 5km e a última de 6.1km. Estabeleça o pace médio para a prova toda (tempo desejável). A partir daí, trabalhe com uma variação pequena de segundos no pace. Exemplo: tempo estimado = 1h45m30. Logo, pace médio de 5m/km.
Faça da seguinte forma:
- 1ª parte: 5km em 25m 25s (pace médio 5m05s/km)
- 2ª parte: 5km em 25m 10s (pace médio 5m02s/km)
- 3ª parte: 5km em 25m (pace médio 5m/km)
- 4ª parte: você precisa tirar 35 segundos em 6.1km. Tem que correr em 4m54s/km. Vai com tudo! A linha de chegada é o seu oásis.
O cálculo da estratégia é parecido para qualquer pace que você almeje!
Fonte: Globo Esporte
Bons treinos!Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Ola Equipe Fast Runner,
ResponderExcluirSempre muito acertivo os textos publicados.
Muito bom.
Abraços.
valeu pela dica!!!
ResponderExcluir