30 de ago. de 2013

Músculo piriforme: o nome é difícil, mas a dor é famosa entre corredores

Quem corre "sentado" tem mais chances de desenvolver problemas nessa região do glúteo, que incomoda mesmo depois de terminado o exercício


Dor na região do glúteo que não é superficial. Que incomoda mesmo depois da corrida e às vezes irradia para a porção posterior da coxa. Isso pode ser um problema no músculo piriforme, que poucos corredores conhecem, mas com certeza muitos já sentiram.

O músculo piriforme é um importante estabilizador da articulação do quadril e fica abaixo do músculo glúteo máximo, em uma região mais profunda. Muito próximo a ele passa o nervo ciático, por isso problemas neste músculo também podem gerar ciatalgia, dor em formigamento ou choque na perna.

Na corrida, a dor no músculo piriforme pode acontecer em pessoas que correm com um padrão “sentado”, ou seja, a bacia se encontra rodada para a trás, como se a pessoa estivesse sentada - retroversão da pelve. Esse padrão está normalmente associado a pouca contração do músculo glúteo máximo, seja por fraqueza ou por desvantagem mecânica, devido ao posicionamento da bacia.

O alongamento do piriforme pode auxiliar o quadro no curto prazo, porém intervir no padrão “sentado” é mais importante para a resolução do problema. Para isso, procure manter uma postura “alta” durante a corrida, como se algo estivesse te puxando para cima, e mantenha o abdômen contraído.

O fortalecimento do músculo glúteo máximo também pode ser importante nos casos de dor no músculo piriforme. Estudos científicos vêm mostrando que o típico e popular exercício para glúteos, no qual se eleva a perna para trás e para cima com uma caneleira, não é a opção mais efetiva. O agachamento com pesos é um exercício comprovadamente melhor.

Diagnóstico médico preciso e tratamento precoce são importantes em todos os casos, porém, nas dores no piriforme, essas medidas têm um peso maior para o sucesso do tratamento. Portanto, informe-se e busque auxílio profissional.
Fonte: Globo Esporte 
Bons Treinos!
Equipe Fast Runner

Siga nosso instagram:
@lojasfastrunner

Nenhum comentário:

Postar um comentário