4 de set. de 2013

A importância de uma boa bike e do Bike Fit

Foto: Espaço Bike Fit na Loja Fast Runner em São Paulo


Confira algumas dicas de Luciano Pagliarini, ciclista patrocinado pela Fast Runner com mais de 300 vitórias, participou de grandes competições como o Tour de France e o Giro d’Itália


Inúmeras vezes ciclistas me perguntam que tipo de material devem colocar em suas bikes e qual tipo de equipamento devem pedalar. O problema é que nem sempre o uso é o mesmo para todos os atletas e cada indivíduo tem suas particularidades físicas e posturais, por isso a escolha é muito variada e inúmeras combinações podem ser montadas nas magrelas e acessórios.

Para aqueles que estão começando existem algumas variáveis básicas, crianças e jovens mudam rapidamente suas medidas e por isso é importante avaliar com frequência as posições e adaptar sempre que necessário! Já aqueles que estão começando depois de adultos o importante é ter um equipamento mais confortável e seguro. Fazer um bom Bike Fit antes de adquirir a bicicleta é importantíssimo para não sentir desconfortos nem dores durante as atividades físicas, afinal esse perfil de atleta (iniciante) não está preocupado com a performance e sim com o prazer de se iniciar uma nova atividade física.

Quando se trata de atletas verdadeiros, daqueles que competem e fazem horas pedalando todos os dias, a historia já muda bastante! Nesse caso o equipamento faz total diferença na performance e consequentemente no resultado dos treinamentos e das provas.
A indicação é ter equipamentos leves, rígidos e muito resistentes, cada detalhe faz a diferença e nada pode ser deixado de lado, quando se vence uma prova de 200 KM por 2 cm de vantagem para seu adversário a somatória de detalhes para essa diferença é muito importante.

Rodas e quadro precisam de leveza, mas precisam ainda mais de rigidez, um sprint ou uma aceleração de retomada exige muito do equipamento e se este não tiver rigidez elevada a força do atleta se perde nos movimentos do equipamento.

O grande problema é que a rigidez quase sempre proporciona desconforto para o atleta e por isso é importante que os equipamentos sejam ajustados à medida do ciclista, eu diria que é impossível um atleta de ponta competir com um material não adequado ao seu uso e com medidas feitas fora de suas características físicas.

Por isso é importantíssimo saber bem o que comprar e o melhor conselho que eu posso dar é o de estar bem informado ao escolher sua bike e acessórios! Procure uma loja com referências onde trabalhem profissionais especializados para indicações de materiais e medidas para suas atividades, todos precisam de materiais adequados.

Boas pedaladas!

Conheça o serviço de Bike Fit na Fast Runner:
entre em contato no telefone (11) 5054-3777 e agende seu horário.

- Siga a Fast Runner também no Instagram: @lojasfastrunner

Nenhum comentário:

Postar um comentário