3 de set de 2013

Proteger a coluna é necessário para evitar doenças crônicas e lesão grave


Pequenos cuidados no dia a dia ajudam a evitar dores e doenças. Flexibilidade e alongamentos não são a solução dos problemas


Dor nas costas, especificamente na lombar, é algo que a grande maioria das pessoas vai sentir uma vez ou outra em algum momento da vida. Alguns cuidados são importantes para prevenir que esta dor se torne uma condição crônica e que evolua para uma lesão mais séria. Ficar parado, sem atividade física e esforços, não vai poupar a coluna de lesões. Então corredor, você já está no caminho certo. A saúde da coluna depende de uma quantidade balanceada de exercícios físicos, nem pouco nem em exagero.

A lombar possui uma curvatura natural chamada de lordose. Essa curvatura é normal e importante para o segmento. Estudos científicos mostram que pessoas que possuem essa curvatura muito pequena, o que é chamado de retificação lombar, têm maiores chances de desenvolverem hérnia de disco do que pessoas com a curvatura normal ou maior (hiperlordose).

Evitar situações em que ocorre retificação lombar é um fator de proteção para a coluna. Assim, quando estiver sentado, procure colocar um apoio na região lombar (uma pequena almofada, ou uma toalha enrolada) para manter o segmento com a sua curvatura normal. Essa dica vale também durante os exercícios na academia: quanto mais reta a lombar estiver maior será a sobrecarga sobre ela e os riscos de lesão, então sempre procure um bom apoio para o segmento.

Os músculos abdominais funcionam como uma cinta protetora para a lombar. Porém o mais conhecido e difundido exercício abdominal, no qual se levanta o tronco para frente, não é o exercício mais adequado quando se pensa em proteção da coluna. Ele inverte a curvatura natural da lombar em um momento de esforço, o que aumenta as chances de lesão. Os melhores exercícios abdominais são aqueles feitos com pequenos movimentos e mantendo a lombar em sua posição natural.

Flexibilidade e alongamentos nem sempre são a solução dos problemas, como é indiscriminadamente difundido por ai. Pesquisas mostram que quanto mais flexível é a coluna maiores são as chances de lesão e alongar os músculos desse segmento antes de atividades físicas não é benéfico. Para a coluna, estabilidade é mais importante do que flexibilidade.
Fonte: Globo Esporte 
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Gostou? Compartilhe!

Siga a Fast Runner também no Instagram: @lojasfastrunner 

Foto crédito: Shutterstock

Um comentário:

  1. Eu sempre sofri de Hernias discais (3) graves prontas a operar.
    Muitas veses me senti um inutil mas...
    Por brincadeira comecei a andar de bicicleta e fiquei curado com o tempo.
    Hoje levo uma vida normal, pedalo cerca de 15000 kms por ano e vou para o trabalho de bike .
    Abraço
    TO MONTEIRO

    ResponderExcluir