24 de set. de 2013

Desaceleração ao final da corrida evita a queda brusca de pressão

Foto: Shutterstock

Parar de correr de forma instantânea impede que os ajustes vasculares retornem adequadamente ao nível de repouso após o exercício físico


Ao final de uma atividade física intensa, como um treinamento ou prova, existem certas recomendações que devem ser respeitadas. Tudo para evitar os sinais e sintomas que podem ocorrer caso haja interrupção abrupta. O recomendado é desacelerar lentamente, e não parar de correr instantaneamente. Isso permite que os ajustes vasculares retornem de forma adequada ao nível de repouso. Assim, a pressão arterial também diminui gradualmente e não corre-se o risco de uma queda de pressão brusca, que provocaria tontura e até precipitaria um desmaio.

Durante o exercício, existe uma adaptação do sistema cardiovascular para promover um aumento do fluxo sanguíneo principalmente para os músculos em atividade. O coração aumenta o chamado débito cardíaco que é o volume de sangue bombeado para a circulação por minuto. Os vasos sanguíneos que irrigam os músculos sofrem uma dilatação para permitir que uma quantidade maior de sangue leve oxigênio e nutrientes para maior produção de energia.

Esta situação de maior fluxo sanguíneo e vasodilatação do leito vascular persiste durante a atividade e só vai ser alterada quando termina o exercício. Ao terminar a atividade, a alteração mais rápida que vai ocorrer é a redução da frequência cardíaca e consequentemente uma redução muito acelerada do débito cardíaco com redução do fluxo sanguíneo.

Neste momento os vasos sanguíneos, principalmente dos músculos dos membros inferiores ainda estão dilatados porque o efeito vasodilatador do exercício ainda persiste por algum tempo após o final da atividade.

Se neste momento houver uma parada abrupta, o sangue retorna lentamente dos membros inferiores, inclusive porque deixa de existir o “bombeamento” dos músculos se contraindo.
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Siga a Fast Runner também no Instagram: @lojasfastrunner ou clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário